Notícia
Mercedes-Benz quer "fazer parte" do desenvolvimento económico português
Em 2015, o grupo automóvel pretende inserir seis novos modelos no mercado nacional. A aposta em Portugal vai ainda mais longe.
"Uma empresa que quer fazer parte da comunidade". É desta forma que o presidente Joerg Heinermann traça a posição da Mercedes-Benz Portugal para 2015.
A vontade de fortalecer a posição no país – através de um envolvimento com diversos agentes económicos - já tem projectos bem definidos.
No Verão de 2015, o grupo automóvel voltará a trazer a Portugal milhares de trabalhadores seus, transformando Lisboa no seu centro de formação internacional. A iniciativa deverá representar "30 mil noites" para a hotelaria nacional.
Em parceria com a unidade fabril da Daimler no Tramagal e outras empresas, a meta será de duplicar a formação técnica para jovens em 2015. Assim, passarão a ser 60 os jovens abrangidos por este programa.
A escolha do surfista Garrett McNamara como embaixador da Mercedes-Benz também poderá representar um retorno positivo para o turismo nacional. Os "spots" publicitários relativos ao projecto MBoard [que visou a construção de uma prancha de surf pela Mercedes em exclusivo para o atleta], filmados na Nazaré, estão a postos para correr o mundo.
"Temos feito muito esforço para ajudar na economia do país e no seu desenvolvimento", reforça Heinermann. Já Portugal também tem sido bondoso para o grupo automóvel. Como avançou o Negócios em Dezembro, a Mercedes-Benz ultrapassou a fasquia dos 10 mil veículos vendidos.
A empresa garante assim uma quota de 7% no país. Melhor do que Portugal neste indicador, só mesmo o mercado-mãe da Alemanha.
Apesar de uma manutenção da presença nos segmentos de topo, "55% dos volumes de vendas veio dos compactos" em 2014,
explicou Nuno Mendonça, director de vendas da Mercedes-Benz, aos jornalistas.
A meta será tornar a marca num "luxo acessível" ao alcance de um público cada vez mais amplo e jovem. Ainda assim, a expectativa é de que o mercado português não cresça a um ritmo tão acelerado como o de 2014.
Para 2015, a Mercedes-Benz pretende introduzir seis novos modelos em Portugal.