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Mercedez-Benz Classe B: Suave evolução

Frente e traseira redesenhadas, interior melhorado, um ecrã multifunções de maiores dimensões, novas linhas de equipamento e a travagem automática de série.

13 de Dezembro de 2014 às 10:01
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€42.750

 

Mercedes-Benz B 220 CDI


Motor: gasóleo, 4 cilindros em linha, 16 válvulas, injecção directa, turbo, intercooler, 'start/stop'
Cilindrada: 2.143cc
Potência: 177cv (3.600-3.800rpm)
Binário: 350Nm (1.400-3.400rpm)
Velocidade máxima: 224km/h
Aceleração 0-100km/h: 8,3 seg.
Tracção: dianteira
Transmissão: auto 7 velocidades (7G-DCT de série)
Consumo urbano: 4,9l/100km
Cons. extra-urbano: 3,6l/100km
Consumo combinado: 4,1l/100km
Emissões CO2: 107g/km (Euro VI)


Outras versões:
B 160 CDI - €30.050
B 180 CDI - €30.900
B 200 CDI - €36.700
B 180 (gasolina) - €31.900

 


Frente e traseira redesenhadas, interior melhorado, um ecrã multifunções de maiores dimensões, novas linhas de equipamento e a travagem automática de série. E ainda, surpresa, uma versão eléctrica a acrescentar à gama! Estas são, de forma resumida, algumas das principais novidades do "facelift" da actual segunda geração do Mercedes-Benz Classe B, que já está à venda.


Nesta fase de lançamento, a gama no mercado nacional é constituída por cinco modelos a Diesel (B 160 CDI, B 180 CDI, B 180 CDI BlueEfficiency Edition, B 200 CDI e B220 CDI), com potências entre os 90 e os 170cv, e pela variante a gasolina, a B 180, com 122cv. Os consumos médios variam entre os 3,6 e os 5,0 l/100km.


À excepção do B 220 CDI (ver características), que vem equipado de série com caixa automática, todas as restantes motorizações podem ter acoplado a caixa manual de seis velocidades ou a automática (7G-DCT) de dupla embraiagem com sete relações.


Os preços dos modelos Diesel oscilam entre os 30.050 e os 42.750 euros. O B 180 a gasolina custa 31.900 euros com caixa manual e 34.059 euros com transmissão automática.


Em outros países, a marca propõe três outras motorizações a gasolina (B 200, B 220 e B 250), mas em Portugal só estão disponíveis sob encomenda. O mesmo acontece com a transmissão integral 4Matic, que equipa pela primeira vez o Classe B.


No próximo ano, serão ainda acrescentadas à gama mais duas variantes, uma a gás natural e outra eléctrica.


Versão eléctrica
O novo Classe B Electric Drive, que experimentámos num breve percurso em Maiorca, tem uma autonomia de cerca de 200km ou 230km com um extensor de autonomia opcional, o "Range Plus".


Silencioso e sem emissões poluentes, o B-Electric Drive é propulsionado por um motor eléctrico que gera 180cv de potência e oferece um binário de 340Nm desde o arranque. Atinge os 160km/h de velocidade máxima e cumpre os tradicionais zero a 100km/h em apenas 7,9 segundos. A bateria de iões de lítio, que demora três horas a ser recarregada, tem uma garantia de oito anos ou 100 mil quilómetros.


A marca não divulgou preços para estas duas versões, que apresentam pequenas diferenças estéticas e de equipamento.


Mudanças ligeiras
Apesar dos melhoramentos introduzidos, quer a nível exterior quer interior, o novo modelo mantém-se muito semelhante ao seu antecessor, tanto mais que as dimensões (4,36m de comprimento) e a configuração monovolume da carroçaria não alteraram.


Aparentemente, o construtor terá optado por não fazer mexidas radicais porque, por um lado, o Classe B encontra-se a meio do seu ciclo normal de vida e, por outro, para não desiludir uma clientela que continua a receber bem o modelo desde a sua primeira geração, lançada em 2005. Os números falam por si.


Segundo dados divulgados pelo construtor alemão, a primeira geração do Classe B contabilizou 700 mil unidades vendidas entre 2005 e 2011, enquanto a segunda geração somou cerca de 380 mil até 2014.


Equipamento
Nesta sua nova roupagem, o campeão de vendas da marca alemã é proposto nas linhas de equipamento Style, Urban e AMG, sendo esta última a mais desportiva, que inclui suspensão rebaixada e uma direcção distinta. Para a versão eléctrica está disponível, como opção, a linha Electric Art.


No interior, espaçoso, confortável e com materiais de qualidade, os destaques vão para o novo volante e para o ecrã de oito polegadas, em posição central, como em outros modelos recentes da marca. Há também novos revestimentos, novas cores e mais sistemas de ajuda à condução.

 


Negócios em Maiorca, a convite da MB Portugal

 

 

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