Notícia
Marcelo agradece a Cavaco Silva e a Mira Amaral pela aposta na Autoeuropa há 25 anos
O Presidente agradeceu o esforço dos trabalhadores e dos gestores da fábrica da Volkswagen desde 1991. Prometeu voltar no próximo ano para conduzir o novo modelo e tirar uma fotografia com todos os trabalhadores.
"Hoje é um dia de alegria pelo passado, presente e futuro da Autoeuropa". Foi desta forma que o Presidente da República expressou os seus sentimentos na celebração do 25.º aniversário da fábrica da Volkswagen.
"Muito obrigado em nome de Portugal, muito obrigado aos trabalhadores, gestores e investidores", disse Marcelo Rebelo de Sousa esta sexta-feira, 9 de Dezembro, na fábrica em Palmela. "Portugal merece, a Autoeuropa merece, o futuro deste grande país merece".
Na sua intervenção, deixou também um agradecimento ao Governo da altura pelo seu esforço para trazer o investimento para Portugal.
"O nascimento da Autoeuropa é uma lição, capacidade de visão do Governo há 25 anos. Um agradecimento devido ao engenheiro Mira Amaral que foi um grande ministro da Indústria. E é justo agradecer a Cavaco Silva, por lançar, apoiar e ajudar um projecto pioneiro num novo cluster que hoje é fundamental para o nosso país", afirmou Marcelo Rebelo de Sousa.
Nesta passagem pela Autoeuropa, ficou também prometido o regresso no próximo ano. "Em Agosto do ano que vem cá estaremos, ficou prometido que eu e o primeiro-ministro conduziremos um novo modelo para o poder testar e tiramos uma fotografia com todos os trabalhadores da empresa. Ficou prometido, temos aqui testemunhas".
Recordou também o tempo que viveu na Alemanha, na cidade bávara de Munique, para sublinhar a "complementaridade" entre alemães e portugueses.
"Aquilo que nós temos às vezes os alemães não têm, aquilo que os alemães têm, nós muitas vezes não temos. E essa complementaridade é única: a capacidade de improviso, em situações extremas do português, e a capacidade de previsão, de rigor, de programação pelo alemão. Quando juntas são um factor de sucesso", disse.