Notícia
Japonesa Takata analisa avançar com processo de protecção contra credores
A fornecedora de airbags japonesa está a estudar avançar com um pedido de protecção contra credores nos EUA.
A Takata Corp, fornecedora japonesa de airbags em dificuldades económicas devido ao escândalo dos seus dispositivos defeituosos, está a estudar avançar com um pedido de protecção contra credores, segundo o Wall Strett Journal, que cita fontes próximas da empresa.
A medida visa contornar os elevados custos dos processos de substituição dos airbags e, assim, abrir caminho para a entrada de um novo investidor. Cerca de 100 milhões de automóveis foram chamados à revisão em todo o mundo devido a problemas dos airbags da fabricante nipónica.
Segundo o mesmo jornal, os responsáveis da Takata estão a analisar avançar para tribunal, no âmbito do pedido de protecção, de modo a conseguir negociar acordos com os fabricantes de automóveis sobre a partilha de custos do "recall" que rondarão mas de mil milhões de dólares.
Esse acordo é crucial para Takata conseguir assinar um acordo com um fundo ou outro fornecedor do sector para conseguir equilibrar as contas.
A Takata registou perdas líquidas de 13.075 milhões de ienes em 2015 devido ao aumento dos custos no seguimento da substituição dos airbags com defeito de fabrico.