Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

EUA suspeitam de crime na manipulação de carros da Volkswagen

O fabricante germânico e as autoridades norte-americanas voltaram às negociações depois de terem sido detectados indícios de crime. Para encerrar o processo, a VW poderá ter de pagar mais de mil milhões de euros, refere o Wall Street Journal.

Bloomberg
Negócios 15 de Agosto de 2016 às 23:30
  • 2
  • ...

As autoridades judiciais norte-americanas detectaram indícios de práticas criminais associadas ao escândalo de manipulação das emissões de gases nocivos nas viaturas do fabricante alemão Volkswagen e estão a negociar um acordo com a empresa que pode resultar em elevadas multas mas não deverá evitar acusações.

A notícia é avançada esta segunda-feira, 15 de Agosto, pelo The Wall Street Journal, que cita fontes próximas do processo. O caso poderá ser alvo de um acordo antes do final do ano, estando ainda por decidir quais as eventuais acusações criminais que o fabricante pode vir a enfrentar, nomeadamente a trabalhadores da empresa.

O valor a pagar pode vir a ultrapassar os 1.200 milhões de dólares (1,07 mil milhões de euros) e levará a VW a abrir uma vez mais os cordões à bolsa. Em Junho, num acordo com as autoridades do outro lado do Atlântico, a empresa concordou em pagar até 10 mil milhões de dólares na recompra de carros a consumidores afectados e mais 4,7 mil milhões de dólares para investimentos relacionados com o ambiente e com o desenvolvimento de veículos sem emissões de CO2.

Em causa estão cerca de 600 mil viaturas diesel nos EUA, cujo software de controlo de emissões a VW reconheceu ter sido manipulado para enganar os testes oficiais. A fraude foi posta a descoberto em Setembro e desencadeou múltiplas acções judiciais contra a marca germânica em todo o mundo.

 

As acções da Volkswagen encerraram a sessão desta segunda-feira a valorizar 1,05% para 133,73 euros em Frankfurt.

Ver comentários
Saber mais Volkswagen EUA economia negócios e finanças crime lei e justiça automóvel
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio