Notícia
Diretor da Tesla confessa que vídeo sobre condução autónoma foi encenado
O diretor de software da Tesla, Ashok Elluswamy, admitiu que um dos primeiros vídeos de condução do Autopilot foi encenado. O vídeo em causa foi divulgado em 2016 e promovido no Twitter por Elon Musk.
A agência Reuters teve acesso à transcrição das declarações do diretor de software de piloto automático da Tesla, onde este admite que, num vídeo promocional de 2016, feito a pedido de Elon Musk, a companhia mentiu deliberadamente sobre as capacidades do Model X.
O vídeo em causa foi criado para promover a tecnologia de condução autónoma, mas Ashok Elluswamy garantiu que na altura o sistema não tinha as capacidades mostradas nas imagens. Assim, todas as supostas decisões de condução foram inseridas previamente no sistema, com uma rota pré-determinada entre uma habitação em Menlo Park, na Califórnia, até a sede da Tesla em Palo Alto.
No depoimento, Ashok Elluswamy garante que houve intervenção humana na condução e conta ainda que quando o automóvel tentou estacionar sozinho, acabou por chocar contra um muro. A Reuters contactou Elluswamy, Elon Musk e a Tesla, mas não obteve resposta.Tesla drives itself (no human input at all) thru urban streets to highway to streets, then finds a parking spot https://t.co/V2T7KGMPBo
— Elon Musk (@elonmusk) October 20, 2016
A empresa está a ser investigada pelo Departamento de Justiça dos Estados Unidos, desde 2021, devido a uma série de acidentes, alguns mortais, relacionados com a condução autónoma dos seus automóveis.