Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Diretor da Tesla confessa que vídeo sobre condução autónoma foi encenado

O diretor de software da Tesla, Ashok Elluswamy, admitiu que um dos primeiros vídeos de condução do Autopilot foi encenado. O vídeo em causa foi divulgado em 2016 e promovido no Twitter por Elon Musk.

A carregar o vídeo ...
18 de Janeiro de 2023 às 12:15
  • 2
  • ...
A confissão de Ashok Elluswamy surge num depoimento feito no final de junho do ano passado, no âmbito de um processo contra a Tesla relacionado com um acidente em 2018 que provocou a morte do condutor.

A agência Reuters teve acesso à transcrição das declarações do diretor de software de piloto automático da Tesla, onde este admite que, num vídeo promocional de 2016, feito a pedido de Elon Musk, a companhia mentiu deliberadamente sobre as capacidades do Model X. 


O vídeo em causa foi criado para promover a tecnologia de condução autónoma, mas Ashok Elluswamy garantiu que na altura o sistema não tinha as capacidades mostradas nas imagens. Assim, todas as supostas decisões de condução foram inseridas previamente no sistema, com uma rota pré-determinada entre uma habitação em Menlo Park, na Califórnia, até a sede da Tesla em Palo Alto.

Além disso, no início do vídeo promovido por Elon Musk no Twitter, há uma declaração inicial sobre as condições em que as imagens foram gravadas. Nessa declaração é dito que "a pessoa no banco do condutor só está presente por motivos legais" e que "não está a fazer nada. O veículo anda sozinho."

No depoimento, Ashok Elluswamy garante que houve intervenção humana na condução e conta ainda que quando o automóvel tentou estacionar sozinho, acabou por chocar contra um muro. A Reuters contactou Elluswamy, Elon Musk e a Tesla, mas não obteve resposta.

A empresa está a ser investigada pelo Departamento de Justiça dos Estados Unidos, desde 2021, devido a uma série de acidentes, alguns mortais, relacionados com a condução autónoma dos seus automóveis. 
Ver comentários
Saber mais Tesla Automóvel Elon Musk
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio