Notícia
Autoeuropa e trabalhadores chegam a acordo de princípio sobre trabalho ao sábado
As duas partes chegaram a acordo depois de seis meses a negociarem a compensação para os turnos ao sábado. O pré-acordo vai ser referendado pelos trabalhadores na sexta-feira.
A Autoeuropa e a Comissão de Trabalhodres chegaram a acordo de princípio sobre a compensação pelo trabalho aos sábados. As negociações duram há seis meses e foram interrompidas recentemente com os trabalhadores a marcarem um dia de greve para 30 de Agosto. O acordo foi comunicado pela Autoeuropa esta quinta-feira, 27 de Julho.
Actualmente a Autoeuropa não trabalha ao sábado, mas o sexto dia de trabalho vai ser introduzido devido ao início de produção do novo modelo - o SUV T-Roc - que vai disparar a produção para mais de 200 mil automóveis em 2018, face aos 90 mil produzidos em 2016.
"A Volkswagen Autoeuropa chegou a um acordo de princípio com a Comissão de Trabalhadores (CT) quanto às medidas de compensação relativas ao modelo de trabalho a implementar em 2018", pode-se ler no comunicado da fábrica de Palmela.
"Os termos deste acordo defendem a sustentabilidade da empresa e ao mesmo tempo asseguram a estabilidade dos postos de trabalho dos seus colaboradores", destaca o comunicado.
Este acordo de princípio prevê um pagamento mensal de 175 euros adicional ap previsto na lei, 25% de subsídio de turno e um dia adicional de férias. Estas medidas representam um aumento mínimo de 16% no rendimento mensal dos trabalhadores que trabalharem ao sábado, segundo o comunicado da Autoeuropa.
A administração e os trabalhadores chegaram a acordo já durante a madrugada desta quinta-feira, 27 de Julho, após horas de negociação.
A fábrica da Volkswagen vai passar assim a produzir seis dias, com três turnos diários. A folga fixa vai ser ao domingo, com outro folga rotativa durante a semana. Segundo a Autoeuropa, com este modelo de trabalho a média de horas de trabalho semanal é inferior a 40 horas.
(notícia actualizada às 14:50 com mais informação)