Notícia
Donos da Quinta da Pacheca compram Herdade da Rocha
O grupo Terras & Terroir, detido pelos empresários Álvaro Lopes, Maria do Céu Gonçalves e Paulo Pereira, juntam propriedade adquirida ao fundador da empresa de mobiliário Antarte às durienses Quinta da Pacheca e Quinta do Barrilário e à Caminhos Cruzados, no Dão.
Paulo Pereira e o casal Maria do Céu Gonçalves e Álvaro Lopes, que têm projetos comuns em Portugal e em França, desde 1999,começaram por investir no negócio da viticultura, no Douro Vinhateiro, com a compra da Quinta da Pacheca (Lamego), em 2012, pagando cerca de sete milhões de euros à família Serpa Pimentel.
Desde então que têm somado aquisições: em 2017 comprou a Quinta de São José do Barrilário (Armamar), e em 2020 a propriedade Caminhos Cruzados (Nelas), estendendo-se assim do rio Douro ao Dão.
Com a aquisição da Caminhos Cruzados, fundam o grupo Terras & Terroir, que passa a integrar propriedades vinícolas e de enoturismo, alargando o seu portefólio à Bairrada, com a Quinta do Ortigão, e a Mesão Frio, com as Vila Marim Country Houses.
Esta quarta-feira, 19 de outubro, o grupo Terras & Terroir anunciou mais uma aquisição: a Herdade da Rocha, uma propriedade com 60 hectares, localizada no concelho alentejano do Crato, que "para além da vinha, possui uma charmosa unidade de enoturismo, de que fazem também parte uma tapada cinegética e um campo para treinar golfe", realça a empresa, em comunicado.
O grupo alarga, assim, a sua influência à Região Demarcada do Alentejo, adquirindo uma empresa "conhecida pela mineralidade e frescura dos seus vinhos e por uma oferta de enoturismo de categoria superior, que a breve trecho conhecerá algumas melhorias", avança a Terras & Terroir.
Esta operação insere-se na política estabelecida pelo grupo "de valorizar o potencial de todas as regiões portuguesas que se dedicam à produção de vinho, com respeito pelo terroir e pelo caráter identitário de cada região", defende.
"A Herdade da Rocha enquadra-se, perfeitamente, dentro do espírito e dos valores que regem o nosso modelo de negócio, inclusive pela presença do enoturismo, uma valência em que acreditamos muito e cujos resultados estão à vista na Quinta da Pacheca", considera a administração da Terras & Terroir, que nas restantes empresas do grupo "tem mantido a maior parte dos elementos das anteriores equipas, aportando o ‘know-how’ de gestão que tem levado a excelentes resultados", garante.
O mesmo acontecerá na Herdade da Rocha, "com parte da equipa a manter-se em funções, nomeadamente o apaixonado fundador do projeto, Mário Rocha", enfatiza o grupo sediado em Lamego.
(Notícia atualizada às 16:12)