Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Dona do Casal Garcia cede 60 casas a (ex-)trabalhadores e ganha B Corp

A histórica Aveleda, liderada pela quinta geração da família, é a única empresa do setor que tem o selo de Entidade Familiarmente Responsável, tendo agora conquistado a distinção criada nos Estados Unidos para reconhecer as boas práticas sociais e ambientais das empresas.

24 de Agosto de 2024 às 14:50
  • 4
  • ...

É em Penafiel que mora a líder dos Vinhos Verdes, entre os quais o popular Casal Garcia, um fenómeno de vendas em todo o mundo, que está a comemorar o 85.º aniversário.

 

Fundada em 1870, a Aveleda é gerida pelos primos Martim e António Guedes, membros da quinta geração da família e parentes dos Guedes da Sogrape, a maior empresa portuguesa de vinhos, que faturou 333 milhões de euros no ano passado.

 

Já a Aveleda fechou o último exercício com vendas de 47 milhões de euros, dos quais 70% na exportação para mais de 70 países, com destaque para os Estados Unidos, Brasil, Canadá, Alemanha e França.

 

Detém sete marcas de vinhos espalhadas pelas cinco regiões vitivinícolas em que está presente – Verdes, Douro (Quinta Vale D. Maria), Bairrada (Quinta D’Aguieira), Lisboa (Mandriola) e Algarve (Vila Alvor), totalizando 600 hectares, dos quais 450 dedicados aos vinhos verdes.

 

Casas atribuídas a (ex-)trabalhadores de forma gratuita e vitalícia

 

A Quinta da Aveleda estende-se por uma área de 120 hectares, dos quais 90 ocupados por vinha.

 

Fator social distintivo da Aveleda: a atribuição de casas nas propriedades da empresa a trabalhadores atuais e já reformados, de forma gratuita e vitalícia.

 

"Integrada nas comunidades onde se insere, a Aveleda dispõe de 60 casas que são disponibilizadas a colaboradores ou antigos colaboradores, hoje na reforma, para sua habitação", contabiliza a empresa, explicando que "esta é uma forma de agradecimento a todos os que contribuem diariamente e dedicaram parte da sua vida a contribuir para o sucesso desta empresa".

 

Uma prática da Aveleda que muito contribuiu para a conquista, em 2017, de uma distinção que faz da empresa a única do setor vitivinícola certificada pelo referencial Entidade Familiarmente Responsável. 

 

Ganha B Corp por "respeitar altos padrões de desempenho social e ambiental"

 

Entretanto, a Aveleda acaba também de receber a certificação B Corp, um reconhecimento mundial concedido a empresas que respeitam altos padrões de desempenho social e ambiental, transparência e responsabilidade, tendo para o efeito passado "por um rigoroso processo de avaliação, durante cerca de um ano, assente em cinco categorias – governance, colaboradores, comunidade, ambiente e clientes", conta a empresa, em comunicado.

 

"Ao longo dos anos, a Aveleda tem implementado diversas iniciativas voltadas para a sustentabilidade que, para a empresa, está assente em dois grandes pilares: a biodiversidade e as pessoas", realça.

 

E elenca como exemplos de ações postas em prática "o aumento da produção própria de energia, a aquisição de viaturas elétricas, a plantação de centenas de árvores por ano ou a utilização de garrafas mais leves, medidas que contribuem para a diminuição da pegada e aumento do sequestro de carbono", para além da disponibilização de casas para os seus (ex-)trabalhadores.

 

"A conquista da certificação B Corp é um marco significativo para a Aveleda e reflete o nosso compromisso contínuo com a natureza e a comunidade. Foi o culminar de um processo rigoroso e exigente que valida as nossas práticas responsáveis para uma economia mais inclusiva e sustentável", afirma Martim Guedes, co-CEO da Aveleda,

 

"Cultivamos o futuro na Aveleda desde 1870, e ao longo de cinco gerações tudo temos feito para preservar o legado familiar que herdámos e que assenta nos nossos valores de ética, excelência e paixão", enfatiza Martim Guedes.

 

Certificação é reavaliada a cada três anos

 

Com esta certificação, criada nos Estados Unidos, a Aveleda passa a integrar o movimento B Corp, juntando-se a um grupo exclusivo de empresas em todo o mundo cuja visão assenta no princípio "Make Business a Force For Good".

 

Através de uma redefinição do conceito de sucesso nos negócios, as empresas que integram o movimento B Corp "procuram a sustentabilidade dos seus negócios integrando as variáveis de impacto social e ambiental, numa ótica de melhoria contínua e de partilha das melhores práticas".

 

Esta certificação é reavaliada a cada três anos.

 

"A certificação B Corp é um marco para todos nós na Aveleda. Reforça a nossa vontade em sermos melhores e, com isso, contribuirmos para uma economia mais inclusiva e sustentável. Acresce que integrar o movimento B Corp fortalece a nossa crença de que, juntos, é possível deixar às futuras gerações um mundo melhor", conclui Martim Guedes.

 

Ver comentários
Saber mais aveleda vinhos martim guedes antónio guedes casal garcia douro b corp bairrada
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio