Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Ministério da Agricultura corrige "lapso" que excluiu CAP de comité do PEPAC

Despacho retificativo também elimina do Comité Nacional do PEPAC uma entidade extinta há mais de uma década, que constava da lista inicial de parceiros económicos e sociais designados pelo Ministério da Agricultura.

15 de Fevereiro de 2023 às 13:47
  • ...

O Ministério da Agricultura publicou um despacho que vem, afinal, corrigir dois erros relacionados com o Comité de Acompanhamento Nacional do Plano Estratégico da Política Agrícola Comum de Portugal (PEPAC): por um lado, a exclusão da Confederação dos Agricultores de Portugal e, por outro, a inclusão da Associação das Mulheres Agricultoras de Portugal, extinta há mais de uma década.

Em comunicado, enviado às redações, a tutela liderada por Maria do Céu Antunes (na foto), explica que o despacho retificativo "esclarece a presença da CAP no Comité", após "lapso de publicação alheio ao Ministério" no diploma publicado na terça-feira, "esclarecido, de imediato", junto da entidade.

Uma omissão fortemente criticada pela CAP atendendo a que é "somente" "a organização de cúpula do setor agrícola português, a única com assento na Comissão Permanente de Concertação Social". Considerando-se "ofendida na sua dignidade", a organização liderada por Eduardo Oliveira e Sousa afirmou mesmo impor-se "uma retratação pública" por parte do Ministério. E avisou: "Se a mesma não acontecer, a CAP recusar-se-á a participar em qualquer reunião deste organismo enquanto a ministra da Agricultura exercer funções". "É uma decisão extrema, mas é uma decisão ponderada", realçou.

A CAP sinalizou, porém, que a sua exclusão não era o único problema do Comité de Acompanhamento Nacional do PEPAC, chamando a atenção desde logo para a designação de uma entidade que "já não existe há mais de dez anos".

Em causa a Associação das Mulheres Agricultoras de Portugal (AMAP) que foi eliminada agora do despacho retificativo que designa os parceiros económicos e sociais que integram o Comité de Acompanhamento Nacional do PEPAC. Assim, ao todo, são 11. A saber: Associação dos Jovens Agricultores de Portugal (AJAP); Associação das Mulheres Agricultoras e Rurais de Portugal (MARP); Confederação dos Agricultores de Portugal (CAP); Confederação Nacional de Agricultura (CNA); Confederação Nacional de Cooperativas Agrícolas e do Crédito Agrícola de Portugal (CONFAGRI); Confederação Nacional dos Jovens Agricultores de Portugal (CNJ); Confederação Portuguesa das Associações de Defesa do Ambiente (CPADA); Federação das Indústrias Portuguesas Agro -Alimentares (FIPA); Minha Terra — Federação Portuguesa de Associações de Desenvolvimento Local; Coligação Cívica "Participar no PEPAC" e Forestis - Associação Florestal de Portugal.

Ver comentários
Saber mais economia negócios e finanças agricultura e pescas agricultura CAP governo política
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio