Notícia
Ex-administrador da Martifer vende soluções agrícolas online
Ricardo Henriques, ex-administrador do grupo Martifer que se tornou empresário com a oferta de soluções de produtos para a agricultura, lança esta sexta-feira a loja da Agrikolage na internet. Novidade: venda de abrigos para galinhas ou coelhos.
Quatro meses depois de ter chegado ao mercado com a oferta de soluções integradas de produtos para a agricultura, em modelo "do it yourself" (faça você mesmo), Ricardo Henriques, de 37 anos, ex-administrador do grupo Martifer, abre esta sexta-feira, 1 de Julho, a "webstore" da Agrikolage.
Para assinalar mais "um passo decisivo" da jovem empresa, a loja da Agrikolage na internet vai disponibilizar duas novas ofertas, uma urbana (a "Agrikurban") e outra para crianças ("Agrikids"), cuja linha vai de pequenos parques infantis a pequeno abrigos para galinhas ou coelhos.
O portefólio inicial da Agrikolage é composto por produtos de abrigos agrícolas, estruturas de apoio, armazenamento e distribuição de água, armazenamento de cereais, vedações, soluções energéticas, estruturas de suporte e protecção de árvores e plantas, e acessórios para bovinos.
A Agrikolage, que tem sede em Vouzela, nasceu virada para o exterior, com um projecto de internacionalização já em curso, que foi aprovado no âmbito do Portugal 2020 (novo ciclo de fundos comunitários), com a atribuição de um incentivo no valor de 250 mil euros para um investimento estimado de 600 mil euros.
Ricardo Henriques prevê fechar o primeiro ano de actividade com uma facturação na ordem dos dois milhões de euros, e atingir, no ano cruzeiro, em 2018, vendas de 6,5 milhões, com as exportações a gerarem 75% do total.
O antigo administrador da Martifer considera que o conceito que corporiza a Agrikolage, assente na combinação de agricultora com bricolage, "é completamente disruptivo no sector", porquanto, garante, é "claramente diferenciador e distintivo da demais concorrência no mercado mundial".
(notícia alterada às 16:47 com novo título)