Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Quem se reformar mais tarde pode ter pensões mais altas

O Governo quer criar um quadro de bonificações que permita aos trabalhadores que permaneçam no trabalho para além da idade legal de reforma verem aumentadas as suas pensões, escreve o Público esta sexta-feira, 24.

Miguel Baltazar
24 de Março de 2017 às 11:50
  • 4
  • ...

As pessoas que queiram continuar a trabalhar para além da idade de reforma terão uma pensão bonificada que vai crescer além do que está agora previsto, noticia o Público na sua edição desta sexta-feira, 24 de Março. O jornal cita o ministro Vieira da Silva, que reuniu esta quarta-feira com os parceiros sociais e lhes apresentou o novo modelo que o Governo tem em preparação para as reformas antecipadas.

 

Hoje em dia o valor máximo da pensão tem um travão que não permite que sejam ultrapassados os 92% da remuneração de referência, que tem por base os salários recebidos ao longo da vida activa. A ideia é que este limite venha a ser alterado, permitindo que as pensões cresçam além do que está agora previsto. O impacto será maior nas pessoas com longas carreiras contributivas, mas, para já, o Governo não adianta mais pormenores.

 

Com o novo regime das reformas antecipadas, recorde-se, o Governo promete eliminar todas as penalizações nas pensões a quem se reformar com carreiras muito longas, de 48 anos ou mais de trabalho, desde que a pessoa tenha 60 ou mais anos de idade.

 

A ideia é também eliminar o factor de sustentabilidade a todas as pessoas que se reformem antecipadamente, sendo que as reformas antecipadas mantêm-se, contudo, reservadas a quem tem pelo menos 40 anos de descontos e 60 anos de idade.

Ver comentários
Saber mais Vieira da Silva Governo pensões segurança social
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio