Notícia
Pensões serão pagas hoje com aumentos. Maioria sobe 0,7%
Governo confirma que as pensões pagas a partir de hoje já terão os aumentos que decorrem da lei. Subida é de de 0,7% quando a pensão está abaixo dos 878 euros.
O decreto que define os aumentos nas pensões ainda não foi publicado, mas tal como em anos anteriores as pensões serão pagas com os aumentos que decorrem da lei já a partir deste mês. Para cerca de dois milhões de pensionistas, os que recebem até 877,62 euros, o aumento será de 0,7%.
O Negócios questionou Governo sobre este assunto e fonte oficial do Ministério da Segurança Social confirmou esta manhã que não haverá atrasos.
"Os pagamentos das pensões de janeiro já serão feitos com a atualização de 0,7% e de 0,24%. As pensões da Segurança Social são pagas hoje por transferência bancária, sendo que o pagamento através de vales do correio está em curso desde 4 de janeiro", precisou fonte oficial do Ministério da Segurança Social (MTSSS).
Na Caixa Geral de Aposentações (CGA) o pagamento será feito a 17 de janeiro.
Os aumentos que decorrem da aplicação da lei, que dependem da inflação e do crescimento económico, serão de 0,7% para pensões até aos 877,62 euros, acima da inflação registada no ano passado.
Quando as pensões estão entre os 878 euros e os 2.632,86 euros por mês as atualizações, que ficam ao nível da inflação registada no ano passado, serão de 0,24%.
Acima dos 2.632,86 euros as pensões ficam congeladas.
Nos últimos três anos, aos aumentos decorrentes da lei somou-se um aumento extraordinário para perfazer uma subida de seis ou dez euros aos pensionistas que somem um valor total de pensões de até cerca de 654,64 euros.
A possibilidade de um aumento extraordinário está em cima da mesa nas negociações para aprovação do orçamento do Estado, que é votado na generalidade na próxima sexta-feira.