Notícia
Coligação quer criar "Caderneta de Aforro para a Reforma"
O programa de governo apresentado pela coligação PSD-CDS inclui a proposta de criação de uma "Caderneta de Aforro para a Reforma". Entre outros aspectos, esta caderneta ajudará a tomar decisões de investimento no período do fim da vida activa.
O programa de governo da coligação "Portugal à Frente" refere que, entre as preocupações no âmbito da reforma, estará a criação de uma "Caderneta de Aforro para a Reforma". Esta caderneta deverá reflectir "todos os movimentos registados na Conta Individual do beneficiário junto do sistema público de pensões, relevantes para a formação da sua pensão".
Mas, além de disponibilizar os dados individuais sobre rendimentos do trabalho declarados e contribuições entregues (na parte afecta à protecção na velhice) e respectiva valorização, esta caderneta também deverá indicar informação complementar para apoiar os portugueses na tomada de decisões de poupança para a reforma.
"O investimento do sistema público de pensões no bom funcionamento da Conta Individual e na acessibilidade à Caderneta de Aforro para a Reforma são apostas estruturantes para a relação de confiança, proximidade e transparência que o Estado tem obrigação de acautelar", sublinha o mesmo documento.
A coligação revela ainda a intenção de encetar uma "aposta efectiva no desenvolvimento dos planos complementares de reforma, sejam de natureza profissional sejam de iniciativa individual, reforçando a cultura de poupança para a reforma, enquanto complemento à pensão pública". Contudo, não concretiza como alcançará este objectivo.