Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Sondagem mostra que 91% dos utentes do Sistema de Saúde se sentiram “bem atendidos”

De acordo com uma sondagem da Eurosondagem sobre a satisfação dos utentes do Sistema de Saúde Português em 2015, 91% da população residente em Portugal sentiu-se "bem atendida” pelos profissionais de saúde. E 74% dos inquiridos consideram que o seu problema foi bem resolvido.

Negócios 15 de Maio de 2015 às 19:35
  • 29
  • ...

Uma sondagem da Eurosondagem para a Direcção-Geral da Saúde (DGS) mostra que 91% da população residente em Portugal considera ter sido "bem atendida" pelos profissionais de saúde.

 

O estudo sobre a satisfação dos utentes do Sistema Português de Saúde, realizado entre 10 de Fevereiro e 13 de Março junto da população residente em Portugal continental, conclui ainda que 74% dos inquiridos consideram que o seu problema de saúde foi devidamente resolvido.

 

As avaliações que resultam de uma amostra de 2.300 entrevistas, conclui ainda que de forma genérica os portuguesas consideram a sua saúde "boa" e "razoável".

 

O comunicado divulgado esta sexta-feira, 15 de Maio, pela DGS regista ainda que em 2014 a "maioria da população inquirida residente em Portugal recorreu aos serviços públicos de saúde (75%), com 56% a deslocarem-se ao centro de saúde e 19% a um hospital público". O que demonstra que o Sistema Nacional de Saúde (SNS) continua a ser a parte mais procurada dentro do Sistema de Saúde Português.

 

A GDS explica ainda que esta conclusão vai no mesmo sentido do indicador divulgado pela Administração  Central do Sistema de Saúde (ACSS) que em relação a ano de 2014 fixa em mais de 7 milhões o número de portugueses que beneficiaram de pelo menos uma consulta médica no SNS. Número que tem vindo a aumentar pelo menos desde os 6,7 milhões registados em 2011.

 

Ainda a confirmar a tendência da primazia do acesso aos cuidados do SNS estão os indicadores revelados pelo Instituto Nacional de Estatística (INE) que indicam que 88% dos atendimentos em urgência são feitos no SNS, e que 71% das consultas hospitalares são realizadas nos serviços públicos de saúde. Os dados do INE mostram também que 75% do total de cirurgias feitas em Portugal são efectuadas no SNS.

 

Já o tempo despendido pelos médicos garantiu a satisfação de 87,4% dos inquiridos, um valor que compara de forma favorável com a média verificada nos dados da OCDE em que a média se situa em 87,1% de satisfação.

 

Quanto ao tempo de espera, a sondagem da Eurosondagem mostra que mais de metade dos inquiridos garante não ter esperado "mais do que uma hora" pelo respectivo atendimento médico. E em relação ao tempo de espera para se ter acesso a uma consulta de especialidade, os participantes na sondagem dizem que esperaram mais de quatro semanas, o que ainda assim é o valor mais baixo registado em Portugal neste tipo de estudo.

 

Apesar da crise financeira e da degradação das condições de vida para muitas famílias portuguesas, bem como a imposição de taxas moderadoras no acesso ao SNS, 90% dos inquiridos garante não ter faltado às consultas por dificuldades financeiras.

 

Por fim, a DGS refere que este tipo de inquérito de satisfação confirma a tendência para uma "apreciação globalmente positiva do sistema de saúde e do acesso aos serviços de saúde". 

Ver comentários
Saber mais saúde DGS Sistema Nacional de Saúde Sistema de Saúde Português ACSS INE OCDE
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio