Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Países baixos são os primeiros na UE a voltarem a confinamento

Ceia de Natal limitada a quatro convidados. Bares, restaurantes, muitas lojas não essenciais, cinemas e ginásios vão fechar até meados de janeiro para conter a disseminação da variante Ómicron.

Medidas restritivas nos Países Baixos foram anunciadas no sábado e vigoram até 14 de janeiro, pelo menos. Marco de Swart/EPA
19 de Dezembro de 2021 às 10:21
  • ...

Os Países Baixos voltam, a partir desta segunda-feira, a aplicar medidas restritivas da atividade económica no país para conter a nova variante da covid-19. O anúncio foi feito este sábado ao final do dia e este é o primeiro país da UE a regressar a uma espécie de confinamento.

As medidas mais restritivas, em vigor a partir desta segunda-feira, ditarão o encerramento dos bares, restaurantes, lojas não essenciais, cinemas e ginásios. Para já, o encerramento irá vigorar até 14 de janeiro.

Outra limitação imposta pelo governo de Mark Rutte é a imposição de um número limite para as celebrações familiares natalícias: cada lar só pode chamar a sua casa um máximo de quatro convidados para o período das celebrações de Natal.

Eventos desportivos profissionais vão manter-se, contudo, não terão público a assistir.

O primeiro-minstro Mark Rutte explicou que as medidas são "inevitáveis" face à evolução da disseminação de uma variante da covid-19 que é "ainda mais rápida" do que as autoridades sanitárias esperavam. "Temos de intervir agora para prevenir que atinja uma situação pior", afirmou.

O confinamento decidido pelos Países Baixos é o mais duro aplicado pelo governo daquele país desde 2020 e foi decidido após uma reunião de emergência do Executivo de Mark Rutte.

Ver comentários
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio