Notícia
Mais de 3.700 profissionais do SNS atingem a idade da reforma este ano
Administração Central do Sistema de Saúde revela que, até ao final do ano, 3.772 profissionais de saúde reúnem condições para se reformarem. Desses, 1.426 são médicos. Mas o número de médicos reformados a trabalhar no SNS está a bater recordes.
Quase 3.800 profissionais de saúde vão estar, até ao final deste ano, em condições de se reformarem por atingirem a idade atual da reforma (66 anos e sete meses), avança esta quinta-feira o Público, com base em dados fornecidos pela Administração Central do Sistema de Saúde (ACSS). Desses 3.772 profissionais de saúde, 1.426 são médicos.
Porém, são cada vez mais os médicos reformados a trabalhar no Serviço Nacional de Saúde (SNS). Os dados da ACSS até novembro de 2024 revelam que atualmente há um recorde de 716 médicos em funções mesmo depois da reforma. A esmagadora maioria dos médicos em condições de se reformarem mas que se mantém no ativo está nos cuidados de saúde primários (469). Já 232 estão nos hospitais e 15 nos serviços centrais.
A expectativa da ACSS é a de que, este ano, o número de profissionais que vão optar efetivamente pela aposentação varie "entre os 50% e 90%, conforme o grupo em que se insere" cada um. Além dos mais de mil médicos, podem também solicitar a passagem à condição de reformado, mais de 600 técnicos auxiliares de saúde, 582 assistentes técnicos e 499 enfermeiros.