Notícia
Há mais um cidadão português infetado por coronavírus no estrangeiro
A informação foi avançada aos jornalistas pelo ministro dos Negócios Estrangeiros, Augusto Santos Silva. O paciente está a receber tratamento.
"Neste momento a circunstância é a seguinte: há um reduzido número de portugueses que, por sua vontade, permanecem na cidade chinesa de Wuhan e a informação que tenho é que todos se encontram bem. Há um cidadão português internado num hospital no Japão que é tripulante de um navio de cruzeiro e que está a receber tratamento. Há outro cidadão português nas mesmas circunstâncias, três tripulantes portugueses que ainda estão a bordo desse navio de cruzeiro e todos eles têm sido submetidos a testes que têm dado sempre resultados negativos, portanto estão bem", revelou aos jornalistas citado pela TSF. A mesma rádio diz que o MNE não avançou mais detalhes sobre a situação.
Esta quinta-feira, Portugal chegou aos 52 casos suspeitos de coronavírus, depois de nas últimas 24 horas se registarem 27 novos suspeitos. A Direção Geral da Saúde não registou, até ao momento, nenhum caso positivo, sendo que se aguardam os resultados de 16 pacientes. Todos os cidadãos são provenientes do norte de Itália, à exceção de um proveniente do Japão, avança ainda o organismo, que mantém o risco para a saúde pública em Portugal como "moderado a elevado".
O balanço provisório da epidemia do coronavírus Covid-19 é de 2.800 mortos e mais de 82 mil pessoas infetadas, de acordo com dados reportados por 48 países e territórios. Das pessoas infetadas, mais de 33 mil recuperaram.
A Organização Mundial de Saúde declarou o surto do Covid-19 como uma emergência de saúde pública de âmbito internacional e alertou para uma eventual pandemia, após um aumento repentino de casos em Itália, Coreia do Sul e Irão nos últimos dias.
O único caso conhecido de um português infetado pelo novo vírus é o de um tripulante de um navio de cruzeiros que foi internado num hospital da cidade japonesa de Okazaki, situada a cerca de 300 quilómetros a sudoeste de Tóquio.