Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Governo vai investir mais em medicamentos inovadores

Ministro da saúde diz que despesa com medicamentos vai estabilizar no próximo ano. Haverá reduções na despesa com medicamentos mais antigos que serão aplicadas em inovação.

Miguel Baltazar/Negócios
27 de Novembro de 2013 às 10:29
  • ...

No próximo ano, o Ministério da Saúde vai investir mais em medicamentos inovadores. A garantia foi dada esta manhã pelo ministro Paulo Macedo à margem da Conferência Anual do Infarmed "os desafios de um envelhecimento saudável global".

 

"No próximo ano haverá uma estabilidade em termos globais da despesa do Estado com medicamentos", reiterou esta quarta-feira o governante durante a sua intervenção na conferência. E isso significa que "haverá descidas e haverá subidas em termos de inovação".

 

À margem da conferência acabou por explicar que no próximo ano, e à semelhança do que acontece todos os anos, haverá medicamentos a perder comparticipação, por já serem mais antigos, por exemplo, e haverá quebras de preços nomeadamente por via da revisão anual internacional que ocorrerá em Janeiro.

 

Em contrapartida, vai haver uma maior aposta nos inovadores. No decorrer deste ano foram introduzidas 14 novas substâncias na área hospitalar e ambulatório.

 

A fim de concretizar esta maior aposta, o Ministério da Saúde está a contar com a ajuda da unidade autónoma integrada para avaliação das tecnologias em saúde que será implementada. 

 

Estas declarações chegam depois de a Comissão Europeia, no relatório da oitava e nona avaliações ter avisado que poderão ser precisas mais medidas no sector da saúde no próximo ano, nomeadamente em termos da despesa com medicamentos. 

Ver comentários
Saber mais Paulo Macedo saúde medicamentos
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio