Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Doentes com hepatite C em maior risco vão receber novo medicamento até Dezembro

Até ao final deste ano, entre 100 a 150 doentes com cirrose hepática e com as funções do fígado muito descompensadas vão poder ser tratados com o novo fármaco, de acordo com a imprensa desta terça-feira.

16 de Setembro de 2014 às 09:32
  • 4
  • ...

Enquanto Governo e farmacêuticas discutem preços, o novo medicamento para tratamento da Hepatite C vai começar a ser disponibilizado até ao final do ano a doentes que estejam em maior risco. A orientação já chegou aos hospitais e deverão beneficiar deste novo fármaco, com taxa de cura a rondar os 90%, entre 100 a 150 doentes.

 

De acordo com o Diário de Notícias e com o Público, os critérios para a escolha dos doentes já estão definidos. Desde logo terão de ser doentes que já fizeram todos os tratamentos de primeira e segunda linha, sem sucesso. Além disso, serão seleccionados numa primeira fase também doentes com cirrose hepática, que mostrem sinal de evolução da doença, e que possam ficar em risco de vida no prazo de um ano.

 

Depois destes primeiros doentes, o Infarmed espera, segundo o jornal Público, conseguir chegar a 1.000 doentes todos os anos com as várias alternativas disponíveis no mercado.

 

A entrada deste medicamento no mercado tem vindo a ser adiada por causa do preço do mesmo. O tratamento custa cerca de 48 mil euros por doente para três meses, mas como pode ter de ser mais prolongado e tem de ser articulado com outro fármaco, o custo total do tratamento por doente pode alcançar os 150 mil euros. Um valor que o ministro da Saúde, Paulo Macedo, tem vindo a qualificar de "imoral". Como tal, Portugal e outros países europeus têm estado a negociar preços com as farmacêuticas.

 

De acordo com o levantamento feito pelos hospitais há 13.015 doentes com hepatite C. Porém este universo pode ser muito superior, uma vez que os especialistas dizem que se trata de uma doença silenciosa e que em muitos casos está ainda por detectar.

Ver comentários
Saber mais medicamento saúde hepatite C hospitais doentes Infarmed
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio