Notícia
Maria de Belém reconhece eleição de Marcelo
A candidata Maria de Belém prontificou-se a atribuir a vitória e a eleição de Marcelo Rebelo de Sousa, revelando já ter endereçado cumprimentos ao professor. Belém deixa recado a candidatos que recorreram a populismos.
Maria de Belém foi a primeira entre os candidatos presidenciais a reconhecer a vitória e, inclusivamente, a eleição de Marcelo Rebelo de Sousa nesta primeira volta. A pouco menos de 20 minutos das 21:00, Belém revelou já ter enviado "as minhas felicitações pessoais e democráticas" ao candidato Marcelo Rebelo de Sousa pela vitória nestas eleições presidenciais.
Sem espaço para perguntas dos jornalistas e numa brevíssima declaração, a ex-presidente do PS sustentou que os já certos elevados números da abstenção "precarizam a democracia".
Belém não desaproveitou ainda a oportunidade para valorizar a sua candidatura, feita "sem demagogias nem populismos", no que pareceu uma crítica à forma como o candidato Sampaio da Nóvoa lidou com as notícias relativas á polémica em torno das subvenções vitalícias.
Maria de Belém é uma das grandes derrotadas desta noite eleitoral, estando a candidata neste momento com apenas 4,25% dos votos quando já estão contabilizadas 2.699 das 3.092 freguesias. Belém apresentou-se a estas eleições com o objectivo de ficar em segunda lugar e impedir a eleição de Marcelo logo à primeira volta. Nenhum dos objectivos foi alcançado.
(Notícia actualizada às 21:00)