Notícia
Sondagens à boca das urnas na Holanda dão vitória inesperada a trabalhistas nas Europeias
Ao contrário daquilo que era apontado pelas sondagens ao longo da campanha eleitoral, as sondagens à boca das urnas dão a vitória nas europeias holandesas aos trabalhistas, que relegam para segundo os liberais do primeiro-ministro Mark Rute.
As sondagens à boca das urnas apontam para uma inesperada vitória dos Trabalhistas na Holanda nas eleições para o Parlamento Europeu (PE) realizadas hoje na Holanda, informam as agências noticiosas.
Segundo as primeiras estimativas do instituto de estudos de opinião Ipsos, o voto dos eleitores holandeses está muito fragmentado, mas os Trabalhistas deverão ficar com cinco dos 26 lugares que a Holanda elege.
De acordo com o Ipsos, em segundo lugar deverão ficar o Partido Popular para a Liberdade e a Democracia (VVD, liberal), do primeiro-ministro, Mark Rute, que obtém quatro lugares, mais um do que na anterior eleição para o PE.
Dois partidos populistas elegem um total de quatro lugares: o recentemente formado Fórum pela Democracia (FvD), liderado por Thierry Baudet ganha três lugares, e o islamofóbico Partido da Liberdade elege um eurodeputado.
O processo de eleição dos 751 deputados do Parlamento Europeu para a legislatura 2019-2024 arrancou hoje na Holanda e no Reino Unido, os dois primeiros países a votar num calendário que se estende até domingo.
Cerca de 400 milhões de cidadãos europeus estão inscritos para votar até 26 de maio e para escolher os seus representantes no próximo PE, com Portugal a eleger 21 eurodeputados.