Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Intenções de voto dão vitória ao PS nas Europeias

O Partido Socialista (PS) deverá vencer as eleições europeias do próximo domingo, com 36,2% dos votos, o que permitirá a eleição de nove deputados, indica uma sondagem realizada pela Aximage - Comunicação e Imagem para o Negócios e "Correio da Manhã".

04 de Junho de 2009 às 20:16
  • ...
O Partido Socialista (PS) deverá vencer as eleições europeias do próximo domingo, com 36,2% dos votos, o que permitirá a eleição de nove deputados, indica uma sondagem realizada pela Aximage - Comunicação e Imagem para o Negócios e "Correio da Manhã".

O acto eleitoral irá ficar marcado, contudo, pelo elevado nível de abstenção, que se situará nos 65,3%. Este valor representa um crescimento face às europeias de 2004, onde o abstencionismo foi de 61%. Assim, entre os 34,7% de entrevistados que manifestaram intenção de votar no domingo, 36,2% afirmaram que a sua escolha recairá no PS.

Já o Partido Social Democrata (PSD) recolhe 30,9%, o que poderá permitir a eleição de oito deputados para o Parlamento Europeu. Embora com menor probabilidade, a Aximage diz que "os resultados admitem a obtenção de 10 deputados pelo PS e de sete pelo PSD.
Entre as 13 forças políticas que disputam estas eleições, só mais três conseguirão eleger eurodeputados, as mesmas que também têm assento na Assembleia da República. A coligação PCP/Verdes e o Bloco de Esquerda (BE) irão eleger, cada um, dois deputados, enquanto o CDS/PP só deverá conseguir eleger o seu cabeça-de-lista, Nuno Melo.

A hipótese de surgir um movimento de ruptura no actual espectro político fica afastada se os resultados desta sondagem se confirmarem.
Nas eleições de 2004, o PS elegeu 12 deputados, o PSD e o CDS/PP, que concorreram coligados, alcançaram nove lugares, o PCP/Verdes enviou para Bruxelas dois eleitos e o BE viu eleito um eurodeputado.

FICHA TÉCNICA

Universo: indivíduos inscritos nos cadernos eleitorais em Portugal com telefone fixo no lar ou possuidor de telemóvel. Amostra: aleatória e estratificada (região, habitat, sexo, idade, escolaridade, actividade e voto legislativo) e representativa do universo e foi extraída de um sub-universo obtido de forma idêntica. A amostra teve 1274 entrevistas efectivas: 599 a homens e 675 a mulheres; 293 no interior, 499 no litoral norte e 482 no litoral centro sul; 387 em aldeias, 402 em vilas e 485 em cidades. A proporcionalidade pelas variáveis de estratificação é obtida após reequilibragem amostral. Técnica: Entrevista telefónica por C.A.T.I., tendo o trabalho de campo decorrido entre os dias 1 e 4 de Junho de 2009, com uma taxa de resposta de 79,7%. Erro probabilístico: Para o total de uma amostra aleatória simples com 1274 entrevistas, o desvio padrão máximo de uma proporção é 0,014 (ou seja, uma "margem de erro" - a 95% - de 2,75%). Responsabilidade do estudo: Aximage Comunicação e Imagem Lda., sob a direcção técnica de Jorge de Sá e de João Queiroz.


Ver comentários
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio