Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Sondagem coloca Nova Democracia e SYRIZA lado a lado

Uma nova sondagem na Grécia, levada a cabo pela empresa Public Issue coloca o partido conservador Nova Democracia, que lidera a coligação tripartida, e o partido de esquerda SYRIZA virtualmente lado a lado.

08 de Fevereiro de 2013 às 16:25
  • ...

De acordo com uma sondagem efectuada, que decorreu entre os dias 1 e 5 de Fevereiro, e que teve por base uma amostra de 1.027 pessoas, se as eleições gregas fossem hoje, 29% dos votantes escolheria o partido SYRIZA, enquanto que 28,5% votaria no partido Nova Democracia, segundo o site Ekathimerini.

 

O partido de extrema direita Aurora Dourada recolheria 11,5% dos votos, enquanto o PASOK e a Esquerda Democrática, os dois partidos da coligação, conseguiriam 7% e 6%, respectivamente. O partido Gregos Independentes recolheria 8% e o partido Comunista apenas 5,5%.

 

Quando inquiridos sobre o resultado, caso as eleições fossem hoje, 48% afirmou que a Nova Democracia manteria o poder, sendo que 38% considerou que o partido SYRIZA iria chegar ao poder.

 

A coligação que governa agora o país foi considerada melhor preparada por 37% da amostra que o SYRIZA, que apenas recolheu 23% das preferências.

 

Antonis Samaras continua como a escolha mais popular para primeiro-ministro, com 46% dos votos, sendo que Alexis Tsipras, líder do SYRIZA, apenas conseguiu captar 25% das intenções de voto. 26% dos inquiridos revelou acreditar que nenhum dos 2 candidatos seria adequado para o cargo.

 

A maioria dos gregos mantém uma opinião sombria acerca do futuro do país, com 72% dos inquiridos a acreditar que a Grécia caminha na direcção errada, 63% a afirmar que são necessárias “mudanças profundas” e 23% a sugerir que o país precisa de uma revolução.

 

Seis em cada 10 gregos (63%) acredita que eleições antecipadas não são necessárias, mas 51% acredita que será inevitável ir a votos antes do fim do mandato de 4 anos. 96% das pessoas acreditam que o novo sistema fiscal é injusto e cerca de 80% espera uma agitação no mercado de trabalho nos próximos 3 meses.

Ver comentários
Saber mais Grécia eleições sondagem
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio