Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Marcelo quer juntar legislativas e europeias. Partidos estão contra

O Presidente da República defendeu que em 2019 as eleições para a Assembleia da República e o Parlamento Europeu aconteçam ao mesmo tempo. Só o PSD terá concordado com a ideia, mas os outros partidos rejeitaram-na, avançam a Renascença e o Público.

Bruno Simão/Negócios
20 de Abril de 2017 às 13:32
  • 4
  • ...
O Presidente da República aproveitou os encontros de segunda e terça-feira para testar com os partidos a possibilidade de em 2019 as eleições europeias acontecerem ao mesmo tempo que as legislativas. A notícia foi avançada pela Renascença que adiantou que a ideia não teve acolhimento junto de alguns partidos. O Público adianta que o PSD foi o único partido a apoiar esta alteração.

Para 2019 estão marcados dois actos eleitorais. Um para eleger os eurodeputados do Parlamento Europeu. As eleições europeias acontecem habitualmente em Maio. As legislativas estão calendarizadas para as datas entre 14 de Setembro e 14 de Outubro.

Apesar da sugestão, Marcelo terá deixado a garantia de que não tem intenções de dissolver o Parlamento. Assim, a alteração do calendário eleitoral implicava uma mudança na legislação. 

A Rádio Renascença cita um alto dirigente partidário que afasta esse cenário, já que isso obrigaria a avançar para um processo de revisão constitucional, a qual, ainda que cirúrgica, poderia "abrir uma caixa de pandora" para outros assuntos. A rádio falou ainda com outro responsável partidário que defende que não faz sentido estar nesta altura - em que estão marcadas eleições autárquicas - estar a pensar noutros actos legislativos. 

O Público recorda que a coincidência de legislativas e europeias aconteceu apenas uma vez, em 1987, nas primeiras europeias realizadas em Portugal. Nessa altura, o grande vencedor foi o PSD, enquanto o CDS perdeu 18 deputados na Assembleia da República, ficando reduzido a quatro lugares, avança o mesmo jornal.

Os encontros desta semana entre Marcelo Rebelo de Sousa e os partidos foram sobre o Programa de Estabilidade e o Programa Nacional de Reformas.
Ver comentários
Saber mais Presidente da República eleições Marcelo Rebelo de Sousa legislativas europeias
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio