Notícia
Visita de Costa à Índia prolonga-se por seis dias
O governo indiano divulgou esta segunda-feira um primeiro plano da visita de Estado do primeiro-ministro à Índia. António Costa começa a deslocação em Nova Deli e termina em Goa, onde tem raízes familiares.
A visita de Estado de António Costa à Índia, prevista para Janeiro, já tem dias marcados. De acordo com a página do Governo indiano na internet, o primeiro-ministro português desloca-se àquele país entre os dias 6 e 12, arrancando o programa com contactos com o seu homólogo, Narendra Modi.
A conversa com Modi está marcada para dia 7, em Nova Deli, sendo de esperar contactos entre Costa e o presidente Pranab Mukherjee e o vice-presidente Mohammad Hamid Ansari.
Na comitiva de Costa seguirão "vários ministros" e é esperada a assinatura de vários "memorandos de entendimento" para desenvolver as relações indo-portuguesas.
A 8 e 9 de Janeiro, o primeiro-ministro estará em Bengaluru, cidade do sul do país, onde participará no evento anual de contacto com a diáspora - denominado Pravasi Bharatiya Diwas - e noutros encontros empresariais.
No dia seguinte, estará presente na cimeira Vibrant Gujarat Global Summit, em Gandhinagar, no Oeste do país, partindo depois para a fase final da viagem, que termina em Goa, a 11 e 12 de Janeiro.
Ali, vai encontrar-se com o governador e o ministro-chefe e "passar algum tempo no seu lugar ancestral," refere o comunicado, aludindo às raízes indianas do primeiro-ministro.
António Costa é filho da jornalista Maria Antónia Palla e do escritor e técnico de publicidade Orlando Costa, goês e militante do PCP. Aos dez anos, com o pseudónimo "Babuch" (menino, em dialeto concani, de Goa), já escrevia críticas de televisão para o Século Ilustrado.