Notícia
Sondagem prevê ampla maioria do PP nas eleições em Espanha
O estudo pré eleitoral do Centro de Investigações Sociológicas (CIS), que foi realizado durante o mês de Outubro, antevê uma diferença de 17 pontos percentuais entre os dois maiores partidos.
04 de Novembro de 2011 às 12:16
O PP consegue uma folgada maioria absoluta nas eleições de 20 de Novembro, de entre 190 e 195 deputados, com o PSOE a ficar potencialmente no nível mais baixo, (entre 116 e 121), segundo uma sondagem.
Antevê ainda um aumento significativo do apoio à terceira força política espanhola (em número de votos), a Esquerda Unida (IU), que aumentaria de dois para 8 o número de deputados.
Ainda assim, e devido ao modelo de distribuição de mandatos usado em Espanha o terceiro partido em termos de mandatos seria, segundo esta sondagem, é a Convergência e União (CiU) com 13 deputados.
Segundo este estudo antevê-se que se estreie no parlamento a coligação Amaiur -- formada pela esquerda abertzale (patriótica), pela EA, Alternatiba e Aralar -- que poderá obter três deputados, os mesmos que o Partido Nacionalista Basco (PNV), União Progresso e Democracia (UPyD) e a Esquerda Republica da Catalunha (ERC).
Com um cálculo de indecisos que o CIS estima em 31,5 por cento, a Coligação Canária (CC) obteria dois deputados e os outros dois estreantes, a Compromis-Equo e o Fórum das Astúrias, um cada.