Notícia
Sampaio da Nóvoa elogia Marcelo, mas critica tratamento a Passos
Um líder da oposição "deve ser tratado com a mesma dignidade de um primeiro-ministro", afirma o ex-candidato à Presidência da República numa entrevista ao Público em que diz que Marcelo "conseguiu recuperar a função presidencial".
Com o seu estilo de "proximidade com as pessoas", Marcelo Rebelo de Sousa soube instaurar "um clima de estabilidade política e de confiança" que é "extraordinariamente positivo" e que "ajudou muito a revitalizar a função presidencial, que estava numa situação difícil", declarou ao jornal Público o ex-candidato a Belém António Sampaio da Nóvoa.
Numa entrevista publicada esta terça-feira, 24 de Janeiro, Sampaio da Nóvoa faz um balanço positivo do primeiro ano de Marcelo Rebelo de Sousa na Presidência e considera que "foi muito positivo para Portugal", sendo que "no plano político muito do que aconteceu deve-se à acção do Presidente". Marcelo teve "um papel junto das instâncias europeias que foi muito importante. Foi um papel que eu teria mais dificuldade em desempenhar", exemplificou.
Relativamente ao relacionamento com Pedro Passos Coelho, uma crítica: "Um líder da oposição tem de ser tratado com a mesma dignidade de um primeiro-ministro", considera Sampaio da Nóvoa, acrescentando que "há momentos em que isso não se sentiu" e em que "essa equidistância pareceu estar prejudicada".
"O Presidente não tem que se misturar com os assuntos do Governo, nem da oposição", remata.