Notícia
PSD: "Não devem responsáveis do BES/GES ficar impunes"
O deputado Duarte Pacheco espera que as autoridades judiciais "tenham coragem de ir até ao fim em tempo útil no caso BES".
O Partido Social Democrata aponta baterias à anterior gestão do Banco Espírito Santo e do Grupo Espírito Santo. E espera que as autoridades judiciais façam o seu trabalho.
"Há indícios de comportamentos fraudulentos, de gestão danosa. Esperamos que as autoridades judiciais façam o seu papel, tenham coragem de ir até ao fim em tempo útil, para apanhar o que tiver de ser apanhado e levar a julgamento aqueles que tiverem de ser levados a julgamento", afirmou o deputado no debate no Plenário que discute esta sexta-feira, 19 de Setembro, o inquérito parlamentar ao caso BES/GES, proposto pelo PCP.
"Não devem responsáveis ficar impunes", frisou o deputado social-democrata, ainda que pedindo contenção ao que é dito pelos deputados sobre o que ainda não está provado. O caso BES/GES está em investigação no Ministério Público.
"Tem de se ver tudo o que foi feito pela anterior gestão". Para Duarte Pacheco, os gestores foram os verdadeiros responsáveis do caso BES, lembrando contudo que também as autoridades públicas e europeias tiveram uma palavra a dizer, nomeadamente, até que ponto poderiam ter evitado a situação.
Na sua intervenção, o deputado admitiu que o caso BES foi "mau para a economia portuguesa" mas também para a "credibilidade do país interna e externamente". E "o Parlamento não pode ficar indiferente" à avaliação que tem de ser feita, disse.
(Notícia actualizada às 10h50 com mais informações)