Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

PS sobe nas intenções de voto. PSD com o melhor resultado desde Fevereiro

Depois de três meses consecutivos a perder nas sondagens, o PS volta a subir nas intenções de voto. Mas não é o único. O PSD subiu, pelo terceiro mês consecutivo. É a CDU que mais se ressente na sondagem da Aximage de Dezembro, registando o pior desempenho desde Março.

Miguel Baltazar
Sara Antunes saraantunes@negocios.pt 08 de Dezembro de 2017 às 20:30

O PS conquistou mais intenções de voto em Dezembro. 39,9% dos inquiridos pela Aximage, numa sondagem realizada para o Correio da Manhã e para o Negócios, revelaram intenção de votar no partido de António Costa. Um valor que corresponde a um aumento face aos 39,1% registados em Novembro.

 

Este é o primeiro aumento das intenções de voto no PS desde Julho. Nos últimos meses, os eleitores terão reflectido nas suas intenções de voto episódios que acossaram o Governo, com especial incidência nos incêndios que, desde Junho, vitimaram mortalmente mais de 100 pessoas.

 

Já o PSD voltou a conquistar mais eleitorado, com 26,1% dos inquiridos a mostrarem vontade de votar no partido que está em processo de escolha do seu líder: Pedro Santana Lopes ou Rui Rio. Este é o terceiro mês consecutivo de melhoria das intenções de voto do PSD, com o partido a conseguir mesmo o melhor resultado de sondagens desde Fevereiro.

 

A crescer está também o Bloco de Esquerda, com o partido liderado por Catarina Martins a conquistar 9,3% das intenções de voto. Em Novembro, o partido tinha conseguido 8,7%.

 

Já a CDU surge em quarto lugar, registando uma queda acentuada. Na sondagem de Novembro, a coligação PCP/Verdes registava 8,6% das intenções de voto. No inquérito publicado esta sexta-feira, esta percentagem desce para 7,5%, o pior resultado desde Março.

 

O CDS também perdeu votos, conquistando 6,5% dos inquiridos, menos do que os 6,7% registados em Novembro.

 

No que respeita aos líderes partidários, Catarina Martins é a que recolhe melhor avaliação, conquistando 11 valores, numa escala de 0 a 20. E só há mais um líder a conseguir nota positiva: António Costa, com 10,9 pontos. O líder do PCP registou uma nova quebra na avaliação, com Jerónimo de Sousa a conquistar 9,1 valores. Assunção Cristas também tem uma avaliação negativa (8,7 pontos), mantendo assim a mesma nota de Novembro. Passos Coelho continua a merecer dos eleitores a pior nota: 5,2 pontos. Ainda assim, o ainda líder do PSD viu subir a sua avaliação.

 

Há um político que continua a merecer uma avaliação muito positiva dos portugueses: Marcelo Rebelo de Sousa. Apesar de se ter afastado dos 19 valores que há um ano verificava, o Presidente da República continua a ter uma nota amplamente positiva: 17,9, com 84,8% dos inquiridos a considerarem que o chefe de Estado esteve "bem" no último mês. Apenas 6,9% dos inquiridos considera que esteve "mal".

 

No que se refere aos ministros, Mário Centeno continua a dominar a percepção dos portugueses, conquistando, de longe, a melhor avaliação face aos seus colegas de Governo. 


(Correcção: Onde se lia Pedro Passos Coelho ou Rui Rio deve ler-se Pedro Santana Lopes ou Rui Rio)
Ver comentários
Saber mais sondagem Aximage PS PSD BE PCP CDU CDS António Costa Mário Centeno Pedro Passos Coelho PSD Catarina Martins Jerónimo de Sousa Assunção Cristas Marcelo Rebelo de Sousa
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio