Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

PS chama Centeno e Domingues "para salvar o PSD das suas próprias contradições"

O PS chamou Mário Centeno e António Domingues ao Parlamento numa irónica forma de "salvar o PSD das suas próprias contradições". Antes, o PSD havia acusado os partidos da esquerda que suportam o Governo de colocarem em causa o normal funcionamento do Parlamento.

Miguel Baltazar
16 de Dezembro de 2016 às 14:28
  • ...
O porta-voz do PS anunciou esta sexta-feira, 16 de Dezembro, a entrega de requerimentos a solicitar audições ao ministro das Finanças e ao presidente demissionário da Caixa Geral de Depósitos, na respetiva comissão parlamentar permanente, "para salvar o PSD das suas próprias contradições".

João Galamba falava aos jornalistas nos passos perdidos do Parlamento depois de, na véspera, o vice-presidente da bancada social-democrata Hugo Soares ter acusado os partidos da maioria de "bloquear" um requerimento potestativo para audições de Mário Centeno e António Domingues na comissão de inquérito sobre a CGD.

"Para salvar o PSD das suas próprias contradições e do abandalhamento que querem imprimir à comissão de inquérito, apresentámos nós o requerimento", ironizou o deputado socialista que explicou que o PS considera que o requerimento apresentado pelos social-democratas "é nulo porque viola o objecto da comissão" que são as "matérias presentes" e não "o passado da Caixa". 

"Não tem como objectivo ser uma comissão aberta para o futuro. É sobre o passado da CGD e o que nos trouxe até aqui.
Não podemos ter uma comissão de inquérito sem objecto definido em que, de cada vez que há uma notícia sobre a CGD ou um ato de gestão que deputados entendam dever ser escrutinado - isso não cabe numa comissão de inquérito, sob o risco de a tornar permanente", disse.

PSD tinha acusado esquerda de colocar em causa normal funcionamento do Parlamento

Como referido acima, o PSD acusou hoje a maioria de esquerda de colocar em causa o normal funcionamento do parlamento, após "bloquear" um requerimento potestativo para audições na comissão de inquérito sobre CGD.

Em conferência de imprensa, na Assembleia da República, o deputado Hugo Soares acusou PS, PCP e Bloco de Esquerda de se assumirem como "um rolo compressor antidemocrático" para impedir as audições do ministro das Finanças, Mário Centeno, e do presidente demissionário da CGD, António Domingues, em sede de comissão parlamentar de inquérito sobre a Caixa.

Segundo Hugo Soares, apesar de o PSD ter recorrido à figura regimental do requerimento potestativo (de carácter obrigatório) para forçar as presenças de Mário Centeno e de António Domingues no parlamento, mesmo assim a esquerda parlamentar continuou a tentar impedir a realização destas audições, alegando não se enquadrarem no "objecto" da comissão de inquérito.

Hugo Soares referiu que hoje, durante a reunião de coordenadores da comissão parlamentar de inquérito sobre a CGD, a maioria de esquerda chumbou a proposta do PSD para a realização de audições com carácter de urgência com o ministro das Finanças e com o presidente demissionário da Caixa.

Perante esta posição de rejeição da maioria PS, Bloco de Esquerda e PCP, o PSD decidiu então "avançar com um requerimento potestativo" para tornar obrigatória a realização dessas duas audições, o que levou o PCP a recorrer sem sucesso para o presidente da comissão parlamentar de inquérito da CGD, o social-democrata Matos Correia.

Matos Correia considerou improcedente a alegação defendida pelo PCP, mas também partilhada por PS e Bloco de Esquerda, no sentido de que o requerimento potestativo do PSD não se enquadrava no objeto da comissão de inquérito.

Na sequência desta posição do presidente da comissão de inquérito, foi a vez de o PS recorrer novamente, desta vez para plenário da comissão, para travar o requerimento potestativo do PSD.

"O PSD denuncia que o PS, o PCP e do Bloco de Esquerda querem fintar a lei, querem funcionar como forças de bloqueio ao exercício da comissão de inquérito e ao apuramento da verdade das circunstâncias que envolvem a demissão de António Domingues do cargo de presidente da CGD. O PSD considera que esta postura de bloqueio, antidemocrática e de rolo compressor da maioria parlamentar das esquerdas radicais está a colocar em causa o próprio funcionamento normal da Assembleia da República", declarou Hugo Soares.

De acordo com o vice-presidente da bancada do PSD, o PS, o Bloco de Esquerda e o PCP "querem proibir que Mário Centeno e António Domingues prestem esclarecimento na comissão de inquérito da CGD".

"Estamos perante uma vergonha nacional e uma actuação que coloca em causa o normal funcionamento das instituições democráticas, neste caso da Assembleia da República", insistiu Hugo Soares.
Ver comentários
Saber mais João Galamba Hugo Soares Mário Centeno António Domingues Caixa Geral de Depósitos PS PSD CPI PCP Bloco de Esquerda
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio