Notícia
Portas já faltou 16 vezes ao Parlamento – i
O ex-líder do CDS é dos deputados que mais falta à Assembleia da República, com 16 ausências que justificou com trabalho político. Catarina Martins não deu nenhuma falta, avança o i desta sexta-feira, 27 de Maio.
Paulo Portas está entre os deputados mais faltosos da Assembleia da República. O ex-líder do CDS já deu 16 faltas e não compareceu em debates importantes, como do Orçamento do Estado de 2016 e da Procriação Medicamente Assistida e as barrigas de aluguer.
Segundo o jornal i, só em Maio, Portas já faltou a mais de metade das reuniões plenárias. Em dez, compareceu apenas a quatro.
Portas já anunciou que iria renunciar ao mandato, mas entretanto justifica as ausências com trabalho político.
Já Catarina Martins, do Bloco de Esquerda, está entre os líderes partidários que menos faltam. Não registou nenhuma ausência nesta legislatura. Jerónimo Martins, do PCP faltou duas vezes. Já Assunção Cristas, do CDS faltou nove vezes desde meados de Março e Passos Coelho não compareceu nas sessões quatro vezes. António Costa foi deputado apenas durante um mês, antes de ocupar o cargo de primeiro-ministro, mas nesse período não faltou nenhuma vez.
O estatuto dos deputados prevê que quem não justificar as suas faltas tenha os dias descontados no ordenado. Mais de três faltas podem levar à perda de mandato.
Em meados deste mês, o líder histórico do CDS tinha dito à Lusa que a sua saída do cargo de deputado estava "por dias". Dois dias depois, a TVI anunciou que Portas passará a ter um programa semanal de opinião na estação de Queluz de Baixo.