Notícia
Polícia faz buscas na sede do partido de Le Pen
As buscas acontecem no âmbito de uma investigação relacionada com o uso abusivo de fundos da União Europeia por parte da Frente Nacional para pagar assistentes parlamentares do partido.
A polícia francesa realizou buscas na sede da Frente Nacional, o partido de Marine Le Pen, esta segunda-feira, 20 de Fevereiro, no âmbito de uma investigação sobre alegado uso abusivo de fundos da União Europeia para pagar assistentes parlamentares com funções relacionadas com a política interna, sem qualquer relação com o Parlamento Europeu, avança a Reuters, citando uma fonte do partido.
"Parece uma operação de media, cujo objectivo é perturbar o andamento da campanha presidencial (…) numa altura em que Le Pen fez grandes avanços nas sondagens", declarou a Frente Nacional, num comunicado citado pela Bloomberg.
O Parlamento Europeu, que estima que os pagamentos indevidos ascendam a 336.146 euros, já havia ordenado a Le Pen que devolvesse o dinheiro. Porém, a líder da extrema-direita recusou, alegando que os empregos não eram fictícios, e apelou da decisão.
Posteriormente, os procuradores franceses receberam um relatório do gabinete anti-fraude da UE e decidiram abrir uma investigação própria, em Março de 2015.
Há um ano, no âmbito da mesma investigação, já haviam sido feitas buscas nas instalações da Frente Nacional em Nanterre, a poucos quilómetros de Paris.
Esta segunda-feira, foi revelada uma sondagem que mostra que a candidata da extrema-direita está confortavelmente posicionada para liderar a primeira volta das eleições presidenciais francesas, com 27% das intenções de voto, e a encurtar a distância em relação a Fillon e Macron na segunda volta, a 7 de Maio.
(Notícia actualizada às 18:13)