Notícia
Pedro Nuno Santos e Luís Montenegro no frente-a-frente mais aguardado. Veja o calendário de debates
Ao longo de 75 minutos, os líderes do PS e da AD vão debater os temas da campanha eleitoral. O encontro mais aguardado é transmitido, a partir das 20:30 horas em simultâneo na RTP, SIC e TVI.
Arrancaram na segunda-feira, dia 5 de fevereiro, os 30 debates eleitorais de antecipação das eleições. Uma jornada que termina no dia 23 de fevereiro, na RTP 1 e RTP 3, com um debate entre todas as forças políticas representadas na Assembleia da República atualmente.
Todos vão debater entre si. Este debates são preparatórios do início da campanha eleitoral que está agendado para o dia 25 de fevereiro, dois dias depois do último encontro dos partidos em televisão nacional. Todos os debates terão uma duração entre os 25 e os 30 minutos, à exceção do debate entre os líderes dos dois maiores partidos - Pedro Nuno Santos e Luís Montenegro vão debater ao longo de 75 minutos.
Acordos à direita, à esquerda, o apelo ao voto útil, o desempate entre os partidos do centro e o momento das escolhas para os eleitores mais indecisos. Muito vai estar em cima da mesa ao longo desta dezena de debates que se prolongam até ao dia 23 de fevereiro.
PS - AD - O decisivo
Os dois partidos de Governo. O debate mais ansiado, assim dita a história democrática portuguesa, vai opor o PS ao PSD, ambos na busca do voto ao centro. De um lado, um PS com uma liderança renovada, com bons números da economia para exibir, mas manchado pela polémica judicial que fez cair o Governo e debaixo de críticas de vários setores do país. Do outro, uma AD que garante ser a "alternativa que o país precisa", que chega a estas eleições com novas propostas e uma lista renovada, mas que não parece, até agora, capaz de capitalizar os casos do Governo PS.
Os dois estreiam-se como líderes partidários em eleições legislativas. Pedro Nuno deve, como já tem feito, explorar ao máximo a possibilidade (já várias vezes negada por Montenegro) da AD se vir a coligar com o Chega em caso de necessidade para ser Governo. Montenegro vai atirar com o que diz ser a "impulsividade, imaturidade e precipitação" do recém-eleito líder socialista.
O debate vai ter transmissão televisiva em simultâneo na RTP, SIC e TVI e está agendado para o dia 19 de fevereiro às 20:30 horas.
Calendário dos debates que ainda vão decorrer:
Segunda-feira, 19 de fevereiro
20:30 PS - AD (simultâneo TVI, RTP, SIC)
Terça-feira, 20 de fevereiro
21:00 Debate entre os partidos sem assento parlamentar (RTP1/RTP3)
Sexta-feira , 23 de fevereiro
21:00 Debate entre os partidos com assento parlamentar (RTP1/RTP3)