Notícia
Obama faz visita histórica a Hiroshima
O Presidente norte-americano confirmou esta terça-feira a deslocação à cidade japonesa que foi destruída pelos bombardeamentos nucleares no final da II Guerra Mundial. Obama deverá insistir num mundo sem armas atómicas.
O Presidente norte-americano Barack Obama vai ser o primeiro inquilino da Casa Branca a visitar a cidade de Hiroshima, no Japão, que em 1945 foi alvo dos primeiros bombardeamentos nucleares dos Estados Unidos em cenário de guerra.
A deslocação foi confirmada esta terça-feira, 10 de Maio, pela Administração Obama, no âmbito da deslocação do Presidente ao Vietname e ao Japão entre 21 e 28 de Maio.
"(…) o Presidente fará uma visita histórica a Hiroshima com o primeiro-ministro [japonês Shinzo] Abe para sublinhar o seu compromisso permanente em alcançar a paz e a segurança de um mundo sem armas nucleares", lê-se no comunicado divulgado no site da Casa Branca.
A deslocação à cidade alvo da bomba atómica deverá ocorrer no dia 27, de acordo com Ben Rhodes, conselheiro de segurança da Casa Branca.
"A 27 de Maio, o Presidente visitará o Hiroshima Peace Memorial Park, um local no centro da cidade dedicado às vítimas do bombardeamento atómico, onde partilhará os seus pensamentos sobre o significado do local e os acontecimentos que ali tiveram lugar. Ele [Obama] não revisitará a decisão de usar a bomba atómica no fim da II Guerra Mundial. Em vez disso, partilhará uma visão focada no nosso futuro partilhado", lê-se no blogue de Rhodes.
Os bombardeamentos norte-americanos de Agosto de 1945 visaram as cidades japonesas de Hiroshima e Nagasaki. Em Hiroshima, a primeira a ser atingida, em 6 de Agosto, 90% da localidade foi destruída, deixando 80 mil mortos. Três dias depois, novo bombardeamento em Nagasaki fez 40 mil mortos.
Na sua décima deslocação à Ásia desde que foi eleito para o primeiro mandato em 2008, Obama deverá insistir "no reforço das ligações diplomáticas, económicas e compromissos de segurança com os países e povos da região".
No Vietname (onde visitará as cidades de Hanoi e Ho Chi Minh) Obama vai defender a aprovação este ano da Parceria Trans-Pacífico. Depois, no Japão, antes da visita a Hiroshima, o Presidente norte-americano estará na última cimeira do G-7 em que participa, em Ise-Shima. Com Shinzo Abe, Obama terá ainda contactos bilaterais em matéria de cooperação económica e de segurança.
(Notícia actualizada às 14:03 com mais informação)