Notícia
Nova sondagem mantém Clinton com ligeira vantagem sobre Trump
Numa altura em que se aproxima do fim a campanha eleitoral para as presidenciais norte-americanas, uma sondagem do New York Times e da CBS continua a atribuir a vitória a Hillary Clinton, que mantém uma vantagem sobre Donald Trump dentro da margem de erro.
A corrida à Casa Branca continua bastante renhida, pese embora se aproxime o final da campanha eleitoral e o dia das decisões propriamente dito (8 de Novembro). Uma sondagem do New York Times e da CBS divulgada esta quinta-feira, 3 de Novembro, mantém os principais candidatos à vitória separados por apenas 3 pontos percentuais.
Este estudo de opinião atribui 45% das intenções de voto à candidata do Partido Democrata, Hillary Clinton, e 43% ao rival do Partido Republicano, Donald Trump, uma distância dentro da margem de erro da sondagem. Já o candidato do partido Libertário, Gary Johnson, recolhe 5% das intenções de voto, enquanto Jill Stein, dos Verdes, obtém 4%.
Os inquiridos nesta sondagem demonstraram ainda que na sua maioria estão já decididos quanto ao sentido de voto, pelo que eventuais revelações que venham a ser feitas sobre qualquer um dos principais candidatos não terá grandes repercussões. Por exemplo, o FBI reabriu uma investigação ao caso dos e-mails enviados através da conta pessoal de Clinton quando esta era ainda secretária de Estado.
Depois de a partir de meados de Outubro Clinton ter alargado a vantagem sobre o seu rival após a divulgação de um vídeo, datado de 2005, em que Trump fazia comentários sexistas, nas últimas semanas o polémico candidato republicano recuperou parte desse terreno perdido. Já numa sondagem divulgada esta semana pelo jornal The Washington Post e pela televisão ABC, o magnata do imobiliário surgia mesmo à frente de Clinton, o que aconteceu pela primeira vez desde Maio nas sondagens publicadas por estes dois órgãos de comunicação.
Clinton continua a beneficiar de maior aceitação junto do eleitorado feminino, em que recolhe uma vantagem de 14 pontos percentuais face a Trump que, por sua vez, lidera com uma vantagem de 11 pontos no eleitorado masculino. O New York Times refere ainda que o apoio entre as mulheres brancas que nas últimas três eleições apoiaram candidatos oriundos do Grand Old Party surge dividido entre os dois potenciais vencedores das presidenciais da próxima terça-feira.
Nesta altura já votaram mais de 22 milhões de eleitores norte-americanos, uma afluência superior ao que é habitual a esta distância temporal das eleições. Muitos eleitores justificam o voto prévio por se antecipar uma grande participação eleitoral no dia 8 de Novembro, com os eleitores a tentarem assim evitar esperar nas expectáveis longas filas. Cerca de um em cada cinco dos inquiridos pela sondagem supracitada já votaram.