Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Morreu o antigo ministro Joaquim Pina Moura

O ex-ministro da Economia e das Finanças Joaquim Pina Moura morreu hoje em casa, em Lisboa, aos 67 anos, devido a doença neurodegenerativa, disse à agência Lusa o filho, o fotojornalista João Pina.

20 de Fevereiro de 2020 às 21:46
  • 7
  • ...
O ex-ministro da Economia e das Finanças Joaquim Pina Moura morreu hoje em casa, em Lisboa, aos 67 anos, devido a doença neurodegenerativa, disse à agência Lusa o filho, o fotojornalista João Pina.

Natural de Loriga, Seia (distrito da Guarda), Pina Moura frequentou o curso de Engenharia Mecânica na Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto e foi dirigente da Associação de Estudantes entre 1972 e 1974.

Licenciado em Economia, obteve uma pós-graduação em Economia Monetária e Financeira pelo Instituto Superior de Economia e Gestão, onde foi assistente.

Foi membro do Partido Comunista Português entre 1972 e 1991, tendo aderido ao Partido Socialista em setembro de 1995.

Joaquim Pina Moura exerceu o cargo de secretário de Estado adjunto do primeiro-ministro António Guterres até 1997, ano em foi nomeado ministro da Economia do XIII Governo Constitucional.

Em 1999, foi nomeado ministro das Finanças e da Economia do XIV Governo Constitucional, também liderado por António Guterres.

Pina Moura ocupou a pasta das Finanças desde Outubro de 1999, tendo substituído António Sousa Franco no cargo e acumulado a posição com a pasta da Economia até Setembro de 2000. Em dezembro de 2001 deixou o Governo de António Guterres, tendo sido substituído por Oliveira Martins.

Da política para as empresas

Exerceu o cargo de deputado, mas deixou as funções para se dedicar ao mundo da gestão em diversas companhias, com destaque para a unidade da Iberdrola em Portugal, onde foi presidente durante vários anos.

Entrou na Iberdrola Portugal em 2004 e saiu em 2014, quando o seu estado de saúde se começou a agravar. Foi também administrador da Galp, na altura em que a Iberdrola era acionista da petrolífera portuguesa.


Também presidiu ao conselho de administração da Media Capital, de onde saiu em 2009. Quando entrou na administração da dona da TVI, em 2007, abandonou todos os cargos no PS e deixou de ser deputado na Assembleia da República. 

O ministro da Economia, Siza Vieira, emitiu uma nota à comunicação social, onde apresenta "sentidas condolências" à família e assinala que "Pina Moura teve militância política destacada, antes e depois do 25 de abril, e entre outras funções públicas que exerceu, foi Ministro da Economia em dois governos constitucionais, quando era primeiro ministro António Guterres".
Ver comentários
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio