Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Montenegro diz que acusações na saúde "não têm pés nem cabeça"

Contratação de uma consultora privada para ajudar na elaboração do plano de emergência para a saúde está a gerar polémica.

Luís Montenegro no Conselho de Ministros
Lusa
02 de Junho de 2024 às 13:48
  • 10
  • ...

O primeiro-ministro, Luís Montenegro, defendeu este domingo, 2 de junho, que a questão colocada pelo secretário-geral do PS sobre a eventual utilização de uma consultora privada no plano estratégico para a saúde não tem "pés nem cabeça".

"Isso não tem pés nem cabeça. Eu não vou estar a falar sobre isso agora, mas não tem pés nem cabeça, essa acusação", disse Luís Montenegro aos jornalistas, após votar antecipadamente em Espinho, no distrito de Aveiro.

De acordo com o primeiro-ministro, "o Governo apresentou o plano de emergência e transformação na área da saúde, cujo conteúdo é não só de emergência, mas também é de transformação estrutural e isso é que é o importante".

O secretário-geral do PS, Pedro Nuno Santos, questionou no sábado o Governo sobre se alguma empresa privada na área da consultoria esteve envolvida na elaboração do plano de emergência para a saúde, como foi contratada e a que informação do serviço Nacional de Saúde (SNS) teve acesso.

Segundo o líder socialista, "aparentemente uma empresa de consultoria privada participou nas reuniões de consulta a várias entidades, privadas e públicas", e não se sabe "até que ponto esteve também na conceção do plano de emergência da saúde".

No mesmo dia o Governo admitiu ter contratado uma consultora privada para "organizar e estruturar" o trabalho da task force responsável pelo Plano de Emergência da Saúde, sublinhando que a empresa tem trabalhado com o Ministério da Saúde "nos últimos anos".


"Para organizar e estruturar os contributos/trabalho da task force foi contratada uma consultora privada, a IQVIA Solutions, que faz parte da bolsa de consultoras que tem trabalhado com o universo Ministério da Saúde nos últimos anos", adiantou o gabinete da ministra Ana Paula Martins.


Ver comentários
Saber mais Saúde Governo consultoria Luís Montenegro Pedro Nuno Santos
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio