Notícia
Matteo Renzi também foi estrela no pavilhão da FIL
Apesar de não ter estado fisicamente em Lisboa, uma mensagem de vídeo permitiu perceber que Renzi apoia Antónia Costa e, ambos, defendem a mudança na Europa.
Uma mensagem em vídeo permitiu ao primeiro-ministro de Itália, Matteo Renzi, estar também presente no XX Congresso do PS que se realiza este sábado e domingo no pavilhão da FIL, em Lisboa.
Apesar de curta, a declaração de Renzi foi recebida com grande entusiasmo pelos militantes socialistas que parecem ter gostado de ouvir o político italiano pedir uma "mudança na Europa". Também António Costa, actual líder do PS, que iniciou o seu discurso logo depois dos breves dois minutos da intervenção do líder italiano, acabaria por reforçar a importância de uma Europa diferente.
Renzi começou por se referir ao autarca António Costa como "um bom colega", pois também o político transalpino era, até Fevereiro passado, presidente da Câmara de Florença. Renzi é também o líder do Partido Democratico italiano.
Mas o essencial da mensagem centrou-se na crítica à actual "Europa entretida em jogos de percentagens", segundo palavras de Renzi que criticou a política europeia "centrada na austeridade".
É contra esta Europa que Matteo Renzi se tem batido, seja no parlamento italiano, seja nas instituições europeias como exemplifica o seu discurso no Parlamento Europeu quando Itália assumiu a presidência rotativa da União Europeia.
"Temos de apostar no crescimento porque se queremos ter as contas equilibradas, também temos o dever de dar ânimo às pessoas", declarou Renzi que afiançou que juntamente a António Costa poderão fazer "um bom trabalho a favor dos mais fracos e dos mais pobres".
"De coração", Renzi desejou um bom trabalho ao novo secretário-geral socialista e disse estar confiante de que "o PS português voltará a vencer".