Notícia
Mattarella recebe Conte. Liga espera “luz verde” para o primeiro-ministro
O Presidente da República vai reunir-se com Giuseppe Conte esta quarta-feira, às 16:30 de Lisboa, numa altura em que cresce a pressão para o chefe de Estado tomar uma decisão quanto ao nome proposto para o cargo de primeiro-ministro.
O presidente italiano Sergio Mattarella vai receber esta quarta-feira, às 16:30 de Lisboa, Giuseppe Conte, o professor de direito que foi proposto pelo 5 Estrelas e pela Liga para o cargo de primeiro-ministro, adianta a Reuters.
Segundo a agência noticiosa, não há qualquer garantia de que Mattarella vá dar mandato a Conte para se tornar no próximo líder do Executivo italiano, ainda que a Liga tenha indicado que espera "luz verde" do chefe de Estado, depois de mais de 11 semanas de negociações entre os partidos.
"A Liga está satisfeita com a convocação de Conte por parte do Presidente da República. Estamos prontos para continuar", disse o partido liderado por Matteo Salvini num breve comunicado.
A convocação de Conte surge numa altura em que os dois partidos que chegaram a acordo para se coligar num governo, o 5 Estrelas e a Liga, estão a aumentar a pressão sobre o presidente para dar o seu aval ao próximo primeiro-ministro do país.
O nome de Conte foi comunicado a Mattarella na segunda-feira. O presidente não aprovou imediatamente o candidato, devido às preocupações com a sua falta de experiência política e às sugestões de que o professor terá inflacionado o seu currículo académico.
Numa tentativa de contornar a polémica, o 5 Estrelas e a Liga reiteraram a sua confiança em Conte esta quarta-feira, e questionaram abertamente porque é que o presidente estava a demorar tanto tempo para agir.
"O Presidente da República não é um funcionário legal, mas também não pode actuar como o advogado de defesa daqueles que se opõem à mudança. Isso seria uma causa perdida", escreveu Alessandro di Battista, do 5 Estrelas, no Facebook.