Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Marta Temido é a preferida para suceder a Costa

A ministra da Saúde surge à frente de Fernando Medina e Pedro Nuno Santos na corrida à sucessão de António Costa. No PSD, Paulo Rangel é o melhor colocado para ocupar o lugar de Rui Rio, mas entre os votantes neste partido Passos Coelho continua a ser o eleito.

António Pedro Santos/Lusa
26 de Setembro de 2021 às 21:25
  • 14
  • ...

Marta Temido é a personalidade melhor colocada para suceder a António Costa na liderança do PS, revela o barómetro de setembro da Intercampus para o Negócios, CMTV e Correio da Manhã. A ministra da Saúde obtém, neste barómetro, um resultado de 25,9%, o qual a coloca à frente de Fernando Medina (21%) e Pedro Nuno Santos.

A vantagem de Marta Temido em relação ao presidente da Câmara de Lisboa e ao ministro das Infraestruturas, sai reforçada analisando as respostas de quem tem a intenção de votar PS. Nesta circunstância, a ministra da Saúde, regista 33,5%, seguindo-se Pedro Nuno Santos como 24,6% e Fernando Medina com 20,1%. Bem distantes ficam duas das figuras do PS, referenciadas como possíveis sucessoras do atual secretário-geral do PS, Mariana Vieira da Silva e Ana Catarina Mendes, ambas com 8,9%, considerando o universo dos inquiridos que assumem votar PS.



Marta Temido apenas se filiou no PS a 28 de agosto deste ano, no decurso do congresso do partido que se realizou em Portimão. Na ocasião, a ministra da Saúde recebeu o seu cartão de militante das mãos do secretário-geral do PS, António Costa.

No caso do PSD, uma eventual sucessão de Rui Rio varia de acordo com o universo dos inquiridos. Assim, somando todos aqueles que responderam à pergunta "quem pensa que está melhor colocado para se tornar líder do PSD", independentemente da sua intenção de voto, Paulo Rangel surge claramente à frente, com 34,3%, seguindo-se Pedro Passo Coelho e Luís Montenegro, com 27,8% e 15,8%, respetivamente.

Todavia, se apenas for contabilizada a opinião dos inquiridos que assumem votar no PSD, Passos Coelho surge claramente à frente com 44,2%, enquanto Paulo Rangel se fica pelos 25% e Luís Montenegro se queda nos 19,2%.



Ficha Técnica

Objetivo

Sondagem realizada pela Intercampus para a CMTV, com o objetivo de conhecer a opinião dos portugueses sobre diversos temas da política nacional, incluindo a intenção de voto em eleições legislativas.

Universo

População portuguesa, com 18 e mais anos de idade, eleitoralmente recenseada, residente em Portugal Continental.

Amostra

A amostra é constituída por n=609 entrevistas, com a seguinte distribuição proporcional por Género, Idade e Região.

Seleção da amostra

A seleção do lar fez-se através da geração aleatória de números de telefone fixo / móvel.

No lar a seleção do respondente foi realizada através do método de quotas de género e idade (3 grupos).

Foi elaborada uma matriz de quotas por Região (NUTSII), Género e Idade, com base nos dados do Recenseamento Eleitoral da População Portuguesa (31/12/2020) da Direção Geral da Administração Interna (DGAI).

Recolha da Informação

A informação foi recolhida através de entrevista telefónica, em total privacidade, através do sistema CATI (Computer Assisted Telephone Interviewing).  O questionário foi elaborado pela INTERCAMPUS e posteriormente aprovado pela CMTV.

A Intecampus conta com uma equipa de profissionais experimentados que conhecem e respeitam as normas de qualidade da empresa.

Estiveram envolvidos 21 entrevistadores, devidamente treinados para o efeito, sob a supervisão dos técnicos responsáveis pelo estudo.

Os trabalhos de campo decorreram entre 14 a 23 de Setembro de 2021.

Margem de Erro

O erro máximo de amostragem deste estudo, para um intervalo de confiança de 95%, é de ± 4,0%.

Taxa de Resposta

A taxa de resposta obtida neste estudo foi de: 65,3%.

Ver comentários
Saber mais Marta Temido António Costa Rui Rio Paulo Rangel Passos Coelho Intercampus barómetro
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio