Notícia
Marcelo reage "favoravelmente" a ideia de entendimentos entre PS e PSD
O Presidente da República reiterou esta terça-feira satisfação pela disponibilidade demonstrada por PS e PSD para chegarem a consensos em áreas centrais da governação.
"Reagi favoravelmente a uma ideia que penso, e penso desde sempre, que é boa para Portugal", disse Marcelo Rebelo de Sousa questionado sobre a opinião relativa à disponibilidade demonstrada por socialistas e sociais-democratas para alcançarem entendimentos sobre temas centrais para o país.
Já sobre a visita a São Tomé, Marcelo defendeu que as relações com este país devem "subir para um patamar mais ambicioso" porque se trata de um país com "prioridade estratégica" para Portugal.
"A minha vinda aqui visa traduzir o subir de um patamar mais ambicioso no relacionamento entre as nossas pátrias", disse, justificando que "São Tomé e Príncipe é uma prioridade estratégica para Portugal", tal como "Portugal é uma prioridade estratégica para São Tomé".
Marcelo Rebelo de Sousa falava após um encontro de cerca de meia hora com o seu homólogo são-tomense, Evaristo Carvalho, no âmbito da visita de Estado de três dias que hoje iniciou ao país africano. É preciso agora "estudar e preparar novas fórmulas" para reforçar a cooperação entre os dois países, defendeu.
Marcelo Rebelo de Sousa foi recebido no Palácio do povo por Evaristo Carvalho, com honras militares e uma actuação do grupo tradicional Tragédia de Marquês de Mântua de Mine Riboquino.