Notícia
Lula da Silva investigado em caso de compra de favores
As autoridades iniciaram um novo inquérito para averiguar se o ex-Presidente da República teve contacto com os lóbistas que alegadamente negociavam medidas legislativas que beneficiavam algumas empresas e sectores.
O ex-Presidente brasileiro Lula da Silva é um dos alvos das investigações levadas a cabo pela Polícia Federal no âmbito da alegada "compra" de medidas legislativas para beneficiar determinadas empresas.
A notícia está a ser avançada esta quinta-feira pela imprensa brasileira e refere-se à Operação Zelotes – na qual também está envolvido o filho de Lula da Silva, Luís Cláudio - citando uma carta enviada pela Polícia Federal à Justiça Federal do país.
Em causa está a possível associação de Lula e outros altos funcionários a lóbistas que são suspeitos de pagar a membros do Governo e do Congresso para garantir, através de alterações legislativas, benefícios fiscais a fabricantes automóveis.
A investigação entretanto aberta tentou analisar se outros servidores teriam sido corrompidos ou vítimas de tráfico de influências. As autoridades policiais afirmam contudo que ainda não há elementos suficientes para que a investigação seja enviada ao Supremo Tribunal Federal.
A operação Zelotes foi desencadeada para investigar fraude fiscal através da manipulação de decisões administrativas para reduzir ou eliminar o pagamento de multas.