Notícia
Louçã critica investimento chinês na EDP e francês na PT
O antigo líder do BE acredita que é positiva a transferência dos transportes públicos para os municípios. Mas nem todo o investimento é bom. "É péssima a decisão de entregar o sector energético português ao partido comunista chinês".
Francisco Louçã retomou as críticas ao investimento feito pela China Three Gorges na EDP. "É uma péssima decisão entregar o sector energético português ao Partido Comunista Chinês", afirmou o antigo presidente do Bloco de Esquerda.
"Evidentemente, não há nenhuma alteração benéfica desse ponto de vista", salientou Louçã na conferência "Portugal em Exame", realizada esta quinta-feira, 20 de Outubro.
A resposta de Louçã foi dada quando se falava do investimento necessário em Portugal. O investimento privado não tem arrancado "depois de vários anos de juro zero". "Há um bloqueio do investimento privado", disse. "Tem de haver investimento público", frisou o professor universitário.
O investimento da Altice na PT Portugal também foi criticado por Louçã. Enumerando vários elementos, desde a formação profissional ou a melhoria tecnológica, Francisco Louçã disse que não houve um efeito positivo na melhoria da performance da empresa. "Rigorosamente nada. Uma tragédia".
Um ponto positivo: "Acho boa decisão passar transportes públicos para as câmaras municipais".