Notícia
Freguesias cantam Reis em Belém para pedirem veto presidencial
Representantes das freguesias de todo o país irão a Belém cantar os Reis ao Presidente da República, de forma a apelarem à reflexão sobre a proposta de lei para a reorganização administrativa do território das freguesias.
A 22 de Dezembro, as freguesias irão concentrar-se em frente ao Palácio de Belém, pelas 14h00, para apelarem à reflexão do Presidente da República sobre o projecto de lei que propõe a reorganização administrativa do território das freguesias.
O projecto de lei tem provocado reacções menos favoráveis por parte da população e dos eleitos locais e por isso, depois de terem enviado cartões de boas festas ao Presidente da República, as freguesias cantar-lhe-ão agora os Reis. Com esta iniciativa as freguesias pretendem representar a “vox populi”, conforme explicam em comunicado.
As freguesias apelam ao veto de Aníbal Cavaco Silva sobre esta proposta de lei, de modo a permitir um debate e reflexão livres sobre a temática e não uma reforma imposta.
O governo cortará centenas de freguesias com o intuito de poupar entre seis a 10 milhões de euros anuais, segundo as estimativas do secretário de Estado Paulo Júlio.
A gestão e financiamento local poderá ser também alterada. O Governo tem uma leiaque altera as atribuições e competências de todos os níveis autárquicos, incluindo o intermunicipal que transfere mais competências paras as freguesias. Foi também aprovada, pelo actual executivo, a redução de dirigentes autárquicos. A diminuição dos assessores camarários é também um dos objectivos do Governo.