Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Feijóo não conseguiu o apoio para ser investido e cai na derradeira votação

Agora o Rei de Espanha vai voltar a reunir-se com os partidos e deve propor o nome de Sánchez para uma próxima sessão de investidura. O socialista não reúne ainda apoios suficientes, mas já elegeu para a mesa do Congresso.

Feijóo continuou o ataque cerrado a Pedro Sánchez e pediu aos deputados confiança para seis pactos de políticas públicas.
Sergio Perez/Epa
29 de Setembro de 2023 às 13:20
  • ...
Não havia muita esperança em torno da possibilidade de Alberto Nuñez de Feijóo vir a ser investido nesta sexta-feira, e os deputados do Congresso espanhol não surpreenderam. Tal como na votação há dois dias, Nuñez Feijóo conseguiu o apoio apenas de 172 congressistas.

Depois do chumbo da última quarta-feira, o líder do PP tinha na votação desta sexta-feira a última chance de receber a aprovação necessária para formar Governo, mas a oposição manteve a posição de não permitir a viabilização de um Executivo formado pelo partido vencedor das últimas eleições.

Além dos próprios deputados do PP, o partido de Feijóo contou com o apoio dos 33 deputados do Vox, de extrema-direita, e os deputado únicos dos partidos regionalistas da Coligação Canária (CC) e da União do Povo Navarro (UPN). Da esquerda parlamentar não veio qualquer apoio aos populares com PSOE, Sumar, ERC, Junts, EH Bildu, PNV e BNG a unirem-se para inviabilizar uma governação de Nuñez Feijóo.

Eduard Pujol, votou acidentalmente a favor da investidura de Alberto Nuñez Feijóo e o seu voto acabou por ser considerado nulo pela mesa do Congresso.

Por ter falhado a maioria absoluta na votação da última quarta-feira, Feijóo precisava agora apenas de uma maioria simples, isto é, mais votos a favor do que contra. Ainda assim, como previsto, ninguém mudou de opinião no últimos dois dias e Feijóo esgota assim todos os caminhos possíveis para vir a ser Governo.

O Congresso terá depois dois meses, até ao dia 27 de novembro, para conseguir alcançar uma solução de Governo. Neste período, o Rei deve indicar Pedro Sánchez, candidato do PSOE e atual Presidente do Governo, para a investidura que tem apenas, ainda, o insuficiente apoio oficial do Sumar, apesar de já ter obtido uma maioria para a eleição da mesa do Congresso.
Ver comentários
Saber mais Governo Pedro Sánchez Feijóo
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio