Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Eanes e Soares também foram ao Conselho de Ministros. Sócrates esqueceu-se de Sampaio

Cavaco Silva estará hoje na reunião do Conselho de Ministros, a convite de António Costa. É a primeira vez que tal acontece ao ainda chefe de Estado em dez anos de mandato, mas cumpre-se a tradição.

Cavaco Silva: Impedido de dissolver a Assembleia da República, ainda deu posse a Passos Coelho antes de ser forçado a indigitar António Costa.
  • 5
  • ...

Já se tornou quase uma tradição: em final de mandado do Presidente da República, o primeiro-ministro convida-o para presidir a uma reunião do Conselho de Ministros. Aconteceu assim, com Ramalho Eanes, depois com Mário Soares e esta quinta-feira, 3 de Março, voltará a acontecer, com Cavaco Silva, menos de uma semana antes de este passar a pasta a Marcelo Rebelo de Sousa. Única excepção: Jorge Sampaio. À data era José Sócrates o chefe de Governo, mas não houve nenhuma reunião de Conselho de Ministros a assinalar a saída de Sampaio de Belém.

 

Segundo a Constituição da República Portuguesa, uma das competências do Presidente relativamente a outros órgãos é, precisamente, a de presidir ao Conselho de Ministros, mas apenas "quando o primeiro-ministro lho solicitar". E não se pode dizer que isso seja propriamente frequente.

 

Em 1986, o então primeiro-ministro Cavaco Silva convidou Ramalho Eanes para, no final do seu mandato como Presidente, participar num almoço de trabalho com o Governo no final de uma reunião do Conselho de Ministros.

 

Uma década depois, em 1996, era então António Guterres o líder do Executivo, e Mário Soares foi convidado a presidir ao Conselho de Ministros, numa reunião semelhante à que hoje acontecerá no Forte de São Julião da Barra, com a presença de Cavaco Silva.

 

Em 2006, Jorge Sampaio saiu de Belém sem que o poder que a Constituição da República lhe confere por direito tenha saído do papel. José Sócrates, à data primeiro-ministro, nunca fez o convite.

 

Nesta quinta-feira, a última de Cavaco Silva na Presidência da República, a habitual reunião dos ministros começará pelas 9:30, como de costume, com o formato normal, mas a partir das 11:30 contará com a presença de Cavaco Silva, que presidirá aos trabalhos. Sobre a mesa estará um único tema: o mar.

Segundo a Presidência do Conselho de Ministros, será aprovado um conjunto de diplomas relacionados com esta temática sempre muito querida do actual Presidente, o qual, aliás, lhe dedicou várias presidências abertas.

 

Cavaco e Costa vão discursar no final e haverá também lugar para uma foto de família. Na conferência de imprensa do final do evento estarão a ministra da Presidência e da Modernização Administrativa, Maria Manuel Leitão Marques, e a ministra do Mar, Ana Paula Vitorino, que darão conta dos diplomas aprovados.

 

Na próxima quinta-feira, 10, de Março, quando o Executivo voltar a reunir, já haverá outro Presidente da República em Belém, uma vez que Marcelo Rebelo de Sousa toma posse a 9. 

Ver comentários
Saber mais Presidente da República Conselho de Ministros Ramalho Eanes Mário Soares Cavaco Silva Marcelo Rebelo de Sousa Jorge Sampaio José Sócrates Constituição da República Portuguesa António Guterres Presidência da República
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio