Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Costa perde popularidade após incêndios e Tancos mas não afecta PS

Apesar do momento "horribilis" vivido pelo Governo do PS, a última sondagem da Eurosondagem confirma a tendência de crescimento dos socialistas e de queda dos social-democratas. Já o primeiro-ministro perdeu popularidade.

07 de Julho de 2017 às 18:46
  • ...

Numa altura em que o Governo socialista atravessa a fase mais difícil desde que assumiu funções no final de 2015, o PS continua a subir nas intenções de voto. Porém, o primeiro-ministro, António Costa, perdeu popularidade.

 

A sondagem da Eurosondagem para a SIC e o Expresso divulgada esta sexta-feira, 7 de Julho, mostra que o PS sobe perto de meio ponto percentual para 40,4% das intenções de voto, enquanto o PSD retoma a tendência de queda ao cair 0,4 pontos para 28,6%.

 

Tendo em conta que o estudo de opinião foi realizado entre os dias 28 de Junho e 5 de Julho, os socialistas parecem assim passar incólumes ao momento "mais difícil" vivido pelo actual Governo, depois da tragédia do incêndio em Pedrógão Grande e do assalto de armamento de guerra feito em Tancos.

 

Além do PS apenas a CDU (coligação entre PCP e Verdes) sobe (+0,3% para 7,8%) em Julho. Em queda surge o Bloco de Esquerda (os bloquistas cedem ligeiros 0,1 pontos para 8,5%), o CDS (6,2%) e o PAN (1,3%).

 

Costa perde popularidade e Marcelo é o único a subir

 

Se o PS consegue ficar ileso à forte pressão que incide sobre o Executivo socialista, em especial sobre a ministra da Administração Interna e sobre o ministro da Defesa, o primeiro-ministro vê o seu índice de popularidade cair 0,6 pontos para um saldo global de 34,2 pontos.

 

No entanto António Costa - criticado por não demitir os ministros acima citado e por se ter ausentado nesta fase complexa para gozar um período de férias nas ilhas Baleares - não é o único a perder popularidade (perde 0,6 pontos para 34,2 pontos). Para ser preciso, à excepção do Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa (cuja aceitação escalou em Julho para 60,9 pontos), os restantes líderes políticos também viram a sua aceitação cair.

 

Mas apesar das respectivas quedas, Jerónimo de Sousa, secretário-geral comunista (11,6 pontos), Pedro Passos Coelho, presidente do PSD (10,3 pontos), Assunção Cristas, líder do CDS (7,7 pontos), e Catarina Martins, coordenadora bloquista (3,9 pontos), mantêm avaliações globais positivas.

Ver comentários
Saber mais Sondagem António Costa PS PSD Passos Coelho CDS CDU PAN BE Catarina Martins Marcelo Rebelo de Sousa Jerónimo de Sousa Jerónimo de Sousa Assunção Cristas
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio