Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Costa e Centeno em destaque na convenção para aprovar programa eleitoral do PS

O secretário-geral do PS encerra hoje, ao fim da tarde, em Lisboa, a convenção nacional que aprovará o programa eleitoral do partido para as legislativas, sessão em que o ministro das Finanças terá papel de destaque.

lusa
Lusa 20 de Julho de 2019 às 10:56

A Convenção Nacional do PS, que decorrerá no pavilhão Carlos Lopes, segue-se a quatro convenções regionais temáticas já realizadas pelos socialistas: a primeira em Viseu, no dia 15 de junho, sobre combate às desigualdades; a segunda em Faro, em 22 de junho, sobre combate às alterações climáticas; a terceira em Portalegre, em 29 de junho, sobre demografia; e a quarta em Braga, em 06 deste mês, sobre sociedade digital.


De acordo com a agenda da Convenção Nacional do PS, António Costa irá encerrar o encontro pelas 18:45, estando a sessão de abertura prevista para as 10:30 com intervenções do líder da Federação da Área Urbana de Lisboa do PS, Duarte Cordeiro, e do diretor federativo do gabinete de estudos, o ex-deputado socialista Marcos Sá.


Após a abertura, haverá uma série de sessões paralelas, uma delas sobre "Boa governação", com o ministro das Finanças, Mário Centeno, a discursar antes do almoço sobre "Contas Certas", num um painel que também terá intervenções do ministro do Planeamento, Nelson de Souza, e dos secretários de Estado Ricardo Mourinho Félix e João Leão.


Ainda no período da manhã, a ministra da Presidência, Mariana Vieira da Silva, falará sobre serviços públicos e investimento, em que também participará a secretária de Estado da Administração e do Emprego Público, Fátima Fonseca.


Além destes dois painéis, serão igualmente debatidos os temas do reforço das funções de soberania, este com as secretárias de Estado Alexandra Leitão e Isabel Oneto, assim como a qualidade da democracia e descentralização, aqui com a participação do constitucionalista Jorge Reis Novais.


O programa eleitoral começará depois a ser apresentado aos delegados à convenção ao início da tarde, cabendo a intervenção inicial ao diretor do gabinete de estudos do PS, João Tiago Silveira, seguindo-se o redator principal do programa, Tiago Antunes.


Neste período da tarde, as medidas do programa serão depois divulgadas em cinco fases, até ao discurso de encerramento a cargo de António Costa.


No capítulo dedicado à "Boa governação", a apresentação de medidas caberá aos ministros Augusto Santos Silva, Mariana Vieira da Silva e Mário Centeno, e à secretária de Estado Alexandra Leitão.

A questão do desafio das alterações climáticas será introduzida pelo ministro do Ambiente, João Pedro Matos Fernandes, com a ministra da Saúde, Marta Temido, a fazer o mesmo pouco depois sobre o capítulo do combate às desigualdades.

O ministro do Trabalho e da Segurança Social, Vieira da Silva, será o moderador da apresentação das medidas sobre demografia, enquanto o ministro da Economia, Pedro Siza Vieira, irá moderar uma sessão sobre os desafios da sociedade digital.


De acordo com a organização desta iniciativa, nesta parte da tarde da convenção, passarão pelo palco do pavilhão Carlos Lopes cerca de duas dezenas de oradores.

Ver comentários
Saber mais António Costa Mário Centeno Mariana Vieira da Silva Estado Alexandra Leitão
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio