Notícia
Chávez falta à tomada de posse
O presidente da Venezuela Hugo Chávez continua em Cuba, enquanto os seus apoiantes planeiam reunir-se em sua honra hoje, o dia em que deveria ter feito o juramento para o seu sexto mandato consecutivo.
O adiamento da tomada de posse, o primeiro da história da Venezuela, demonstra a gravidade da condição física de Chávez, depois de complicações após a quarta operação a um cancro, na zona pélvica, segundo a Bloomberg.
Para além disso, Chávez delegou uma grande parte dos seus poderes no vice-presidente Nicolas Maduro, um antigo condutor de autocarros, que partilha da mesma visão socialista radical do presidente.
“Pessoas que andam a pé, os humildes, os patriotas… amanhã vamos demonstrar que somos um povo orgulhoso sob o lema: somos todos Chávez”, afirmou Maduro, numa sessão no seu gabinete, transmitida pela televisão.
O presidente, cuja energia lendária e garra tornou-o omnipresente desde 1999, não é visto nem ouvido desde o dia 11 de Dezembro, aquando da sua última intervenção cirúrgica.
Os 29 milhões de habitantes da Venezuela estão ansiosos por saber qual será o último capítulo da vida de Chávez, que cresceu numa vila rural e tornou-se o homem mais conhecido no país inteiro.